1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Morreu Denis Goldberg, ex-companheiro de luta de Mandela

Robert Turner | AFP | tms
30 de abril de 2020

O ativista Denis Goldberg foi um dos colegas mais próximos de Nelson Mandela na luta contra o apartheid na África do Sul. Ele passou 22 anos na prisão e foi o único branco a ser condenado ao lado de Mandela.

https://p.dw.com/p/3bbLf
Foto: picture-alliance/empics/N. Ansell

Denis Goldberg morreu aos 87 anos na noite de quarta-feira, segundo o comunicado divulgado pela família do ativista esta quinta-feira (30.04). 

"Sua vida foi bem vivida na luta pela liberdade na África do Sul", afirma o comunicado da família, citado pela agência France Press.

Goldberg passou 22 anos numa prisão só para brancos após ser detido junto com Mandela e outros ativistas, incluindo Walter Sisulu, Govan Mbeki e Andrew Mlangeni, em 1964.

Em 2016, durante uma homenagem em Londres, o ativista sul-africano disse que "há um longo caminho a percorrer" nas relações raciais na África do Sul. "A segregação racial foi forjada na mente de todos os sul-africanos", disse ele.

Südafrika Denis Goldberg Bürgerrechtler
Denis Goldberg ao lado do também ativista Ahmed Kathadra, falecido em 2017Foto: picture-alliance/AP Images/M. Schreiber

Uma vida de ativismo

Goldberg, engenheiro civil por formação, envolveu-se na luta armada do Congresso Nacional Africano contra o regime do apartheid em 1961, quando foi recrutado para a ala armada secreta do movimento. Lá, suas habilidades de engenharia foram úteis na criação de armas e materiais explosivos.

Em entrevista à DW, que concedeu na Cidade do Cabo em janeiro deste ano, Goldberg recordou o seu recrutamento. "Nelson Mandela disse que estava a criar um exército ilegal. [Ele disse], Denis, você tem o treinamento técnico. Você sabe como construir pontes. Você pode explodí-las. Você se juntará a nós?"

Goldberg foi considerado culpado por traição e sabotagem nos julgamentos de Rivonia.

O que disse Mandela quando saiu da prisão?

"Há momentos em que acordo no meio da noite a me perguntar onde estou", disse Goldberg à DW. "Estou na prisão ou estou a pensar na prisão? 22 anos são uma grande parte da vida. Mas valeu a pena".

Exílio

Quando foi libertado em 1985, aos 52 anos, seguiu com a sua esposa para o exílio em Londres. Goldberg representou o ANC nas Nações Unidas em Nova Iorque e, em 2002, após a morte da mulher, ele retornou à África do Sul.

Na recente entrevista à DW, ele alertou que a África do Sul  e o mundo não devem esquecer o passado e deixar o racismo florescer.

"Temos que dizer que assumiremos a responsabilidade de pôr um fim a isso o máximo que pudermos. E vejo dia após dia pessoas de todo o mundo a dizer bobagens, vamos evoluir."