1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
FutebolAlemanha

Morreu Franz Beckenbauer, lenda do futebol alemão

ms | AFP | DPA | SID
8 de janeiro de 2024

Franz Beckenbauer, lenda do futebol alemão, morreu no domingo (07.01), aos 78 anos, informou hoje a família do antigo jogador e treinador. "Uma perda para o futebol e para toda a Alemanha", dizem dirigentes e amigos.

https://p.dw.com/p/4azUR
Franz Beckenbauer, lenda do futebol alemão
Foto: Frank Hoermann/SVEN SIMON/picture alliance

Franz Beckenbauer é considerado uma das maiores lendas do futebol da Alemanha. O "Kaiser" (imperador), como foi apelidado ao longo da sua longa carreira, ganhou o Campeonato do Mundo pela Alemanha como jogador em 1974 e como treinador em 1990.

Além de ter vencido a Liga dos Campeões três vezes com o Bayern de Munique, também ganhou o campeonato europeu de futebol com a seleção alemã.

Beckenbauer nasceu a 11 de setembro de 1945, nas ruínas de Munique do pós-guerra, e começou a jogar na equipa local SC 1906 Munique, antes de se transferir para o Bayern aos 13 anos.

Começou a sua carreira como futebolista profissional no Bayern de Munique, com o qual conquistou títulos nacionais e internacionais.

Mais tarde, jogou nos EUA pelo Cosmos New York e, até ao final da sua carreira, foi jogador do Hamburger Sport-Verein (HSV).

Final do Campeonato do Mundo de 1974 em Munique: o vencedor do Campeonato do Mundo Franz Beckenbauer (à esquerda) e o guarda-redes Sepp Maier com o troféu
Final do Campeonato do Mundo de 1974 em Munique: o vencedor do Campeonato do Mundo Franz Beckenbauer (à esquerda) e o guarda-redes Sepp Maier com o troféuFoto: Horstmüller/IMAGO

Treinador e presidente

Além da seleção nacional, Beckenbauer também trabalhou como treinador no Bayern de Munique e mais tarde tornou-se presidente do clube bávaro.

Franz Beckenbauer também foi vice-presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB), de 1998 a 2010. Foi nessa qualidade que liderou a candidatura bem-sucedida da Alemanha à organização do Campeonato do Mundo de 2006.

Desde então, o seu nome foi envolvido em alegações de corrupção e supostas irregularidades para conseguir que a Alemanha sediasse o campeonato.

Nos últimos anos, afastou-se da vida pública devido a problemas de saúde e também por causa desse escândalo.

Franz Beckenbauer no jogo entre o Eintracht Braunschweig e o HSV Hamburgo, em 28 de fevereiro de 1981
Franz Beckenbauer no jogo entre o Eintracht Braunschweig e o HSV Hamburgo, em 28 de fevereiro de 1981Foto: Imago

"Um grande legado"

"A morte de Franz Beckenbauer é um verdadeiro ponto de viragem. Perdemos um futebolista único e uma pessoa encantadora. Franz Beckenbauer deixa um grande legado para a DFB e para o futebol", disse hoje Bernd Neuendorf, presidente da Federação Alemã de Futebol.

Também para o ex-jogador Rudi Völler, "o 'Kaiser' foi uma inspiração para mais do que uma geração e continuará para sempre a ser uma referência do futebol alemão. Com Franz Beckenbauer, o futebol alemão perdeu a sua maior personalidade."

"Quando Franz Beckenbauer entrava numa sala, a sala iluminava-se. Até ao fim, esteve rodeado de uma aura que nem os problemas de saúde e os golpes do destino que teve de enfrentar conseguiram abalar. Estou grato e orgulhoso por ter podido conhecê-lo e recordá-lo-ei com carinho", reagiu também o selecionador da Alemanha, Julian Nagelsmann.

Para o antigo jogador Lothar Matthäus, capitão durante o Campeonato do Mundo de 1990, a morte de Beckenbauer "é uma perda para o futebol e para toda a Alemanha", sublinhou. "Foi um dos maiores jogadores e treinadores, mas também fora do campo. Todos os que o conheceram sabem como Franz era uma pessoa generosa. Um bom amigo deixou-nos. Todos nós vamos ter saudades dele!"