1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Morreu o Presidente do Burundi, Pierre Nkurunziza

gcs | AFP | DPA | Lusa | EFE
9 de junho de 2020

O Presidente cessante do Burundi, Pierre Nkurunziza, morreu na segunda-feira de um ataque cardíaco fulminante, aos 55 anos de idade. A notícia foi avançada pelo Governo do país.

https://p.dw.com/p/3dXWd
Foto: Reuters/E. Ngendakumana

"É com profunda tristeza que o Governo da República do Burundi anuncia a morte inesperada de Sua Excelência Pierre Nkurunziza, Presidente da República do Burundi, na sequência de um ataque cardíaco a 8 de junho de 2020", foi anunciado na conta oficial no Twitter.

Segundo o Governo, Nkurunziza foi hospitalizado no sábado à noite, depois de assistir a uma partida de voleibol. Em comunicado, o porta-voz do Executivo, Prosper Ntahogwamiy, afirmou que o país perdeu "um filho digno, um Presidente da República, um líder supremo de patriotismo nacional".

O Executivo decretou sete dias de luto nacional, a partir desta terça-feira (09.06). A bandeira do país será hasteada a meio mastro em todos os edifícios públicos.

"Apelamos ao povo para manter a calma e continuar a rezar. Tudo o resto será comunicado mais tarde", afirmou o porta-voz Prosper Ntahogwamiye em entrevista ao serviço da DW em francês. 

Burundi Präsidentschaftswahl Evariste Ndayishimiye
Evariste Ndayishimiye foi eleito como novo Presidente do BurundiFoto: Reuters/E. Ngendakumana

Novo Presidente terá "rédea solta"

Pierre Nkurunziza estava no poder desde o final da guerra civil, em 2005, e liderou o Burundi com autoritarismo crescente. Dez anos depois de chegar à Presidência, a candidatura de Nkurunziza a um terceiro mandato, em 2015, gerou controvérsia e mergulhou o país numa grave crise política.

Pelo menos 1.200 pessoas morreram devido à violência que se seguiu, e 400 mil pessoas foram obrigadas a fugir, enquanto as autoridades reprimiam opositores e jornalistas.

A morte do Presidente cessante ocorre no mesmo dia em que o principal partido da oposição, o Conselho Nacional para a Liberdade (CNL), anunciou que aceita a decisão do Tribunal Constitucional sobre os resultados das presidenciais de 20 de maio, que deram a vitória ao candidato escolhido por Nkurunziza, Evariste Ndayishimiye.

Para o especialista Thierry Vircoulon, do International Crisis Group, a morte inesperada de Pierre Nkurunziza - a quem foi dado o título de "eterno líder supremo" - significará necessariamente que o novo Presidente terá "rédea solta".

"Depois das eleições, questionava-se que papel Pierre Nkurunziza desempenharia: se seria um obstáculo ao novo chefe de Estado ou, pelo contrário, se haveria uma boa compreensão mútua. Esta questão deixa de se colocar. O novo Presidente do antigo regime tem rédea solta", disse Vircoulon à DW.

De acordo com o calendário estabelecido, Nkurunziza deveria passar a pasta da Presidência a Evariste Ndayishimiye em agosto próximo.