1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Mototaxistas de Manica contra o aumento dos combustíveis

Bernardo Jequete (Chimoio)
18 de agosto de 2018

Dezenas de mototaxistas da cidade de Chimoio manifestaram-se este sábado (18.08) contra o aumento do preço dos combustíveis em Manica, no centro de Moçambique.

https://p.dw.com/p/33MRM
Foto: DW/B. Chicotimba

A manhã deste sábado (18.08), em Chimoio, na província de Manica, no centro de Moçambique, foi marcada por uma manifestação de dezenas de mototaxitas. A categoria é contra o aumento do preço dos combustíveis no país, que, segundo os profissionais, tem provocado o abandono da atividade naquela região.

Segundo os mototaxistas, devido ao preço cobrado pelos combustíveis, a atividade deixa de ser lucrativa, visto que a tarifa cobrada aos passageiros permanece a mesma – variando entre 20 meticais (0,30 cêntimos de euro) até 75 meticais (1,10 euros), dependendo da distância.

Apesar de muitos já terem abandonado a atividade, os poucos que ainda exercem a profissão participaram do protesto este sábado e consideraram como "inconcebível" o litro do combustível chegar a custar 71,30 meticais (pouco mais de um euro).

Baixo rendimento

Paulo Agostinho contou à DW África que a maior parte dos operadores de mototáxis que estão a trabalhar precisa pagar cerca de 300 meticais (pouco mais de 4 euros) por dia ao proprietário da motocicleta.

"Então como conseguir boa receita desta forma? Ou estaremos a trabalhar somente para o patronato, gasolina e para o pagamento de impostos. Mas nós temos famílias por cuidar e que alimentamos através desta atividade", afirma o mototaxista.

Mosambik Moto-Taxifahrer von Manica
Chiganda Isaías, representante dos mototaxistas em ChimoioFoto: DW/B. Chicotimba

Francisco Gundana Ngungudue, outro mototaxista, revelou que não se cansará de reclamar até que as reivindicações da categoria sejam ouvidas, como forma de pressionar o Conselho Municipal de Chimoio a reajustar o preço dos combustíveis para haver um equilíbrio.

"Nós queremos que o Governo nos ouça, porque anunciou que a cada mês o combustível pode subir ou descer, mas nós queremos que nos veja para começar a traçar diretrizes para a sua redução. Os que prevalecem a operar na atividade fazem conta própria. A família quer comer em casa e aqui não se produz quase nada com este aumento", disse.

Aumento da tarifa

Segundo o responsável dos mototaxistas em Chimoio, Chiganda Isaías, os profissionais querem que a tarifa cobrada aos passageiros também seja reajustada para recompensar os custos com o aumento dos combustíveis.

"Queremos o aumento da tabela tarifária. O Governo, através do Conselho Municipal, deve a curto rever a tabela tarifaria. Com este elevado preço de combustível será difícil conseguirmos receitas para o patronato, valores para pagar o imposto e despesas em casa. Nesta situação temos de fazer uma gincana para trazer e colocar pão na mesa", disse Chiganda Isaías.

Preços

Mosambik Tankstelle in Ponta Do Ouro
Foto: Imago

Nas cidades portuárias, o custo da gasolina subiu de 66,55 meticais (um euro) para 69,53 meticais (1,05 euro) por litro, o gasóleo aumentou de 62,92 meticais (95 cêntimos de euro) para 64,66 (97 cêntimos de euros). E nas cidades fora do circuito, os preços variam, ou seja, costumam se mais caros devido a distância.

O preço do gás doméstico subiu de 60,33 meticais (91 cêntimos de euro) para 61,13 (92 cêntimos de euros) por quilo.

O ajustamento mensal, previsto em lei, acontece sempre que se verifica uma variação superior a 3% do preço-base dos combustíveis superiores (por via de variações da cotação internacional ou do câmbio do metical) ou caso haja alteração dos impostos.

No entanto, o Governo continua a subsidiar o gasóleo na agricultura, pesca artesanal e produção de energia em locais isolados, longe da rede pública.

Saltar a secção Mais sobre este tema