1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Tecnologia

Moztech: Inovação para todos os gostos em Moçambique

11 de maio de 2018

Imaginação sem limites na maior feira tecnológica do país - desde ferramentas para aumentar a eficácia das instituições públicas e privadas, a aplicativos para melhorar o dia-a-dia dos cidadãos.

https://p.dw.com/p/2xXtK
Mosambik Moztech
Foto: DW/R. da Silva

Terminou esta sexta-feira (11.05) a maior feira de tecnologia de Moçambique, a Moztech - uma feira em que jovens inovadores, empresários, marcas e académicos apresentam soluções tecnológicas que contribuem para o desenvolvimento do país. E há inovações para todos os gostos, basta ter um computador ou telemóvel.

Em Maputo e Matola, por exemplo, o problema de congestionamento de tráfego rodoviário é uma constante. A empresa start-up "Na Via" encontrou uma solução: informar os utentes sobre as vias mais problemáticas e arranjar alternativas.

Mosambik Moztech  Ildebrando Jack
Ildebrando Jack desenvolveu uma app na área da saúde reprodutiva.Foto: DW/R. da Silva

"Estamos a pensar em associar com a comunicação social, como a rádio e a televisão pela manhã, para darem informação sobre o trânsito", diz Francisco Biza, representante da empresa.

 A inovação não pára por aqui. Com a ajuda da tecnologia, pode-se aumentar a eficiência, poupar dinheiro e ser amigo do meio ambiente. Por estes dias, o papel custa caro ao Estado por conta da crise que o país atravessa. Pedro Gonçalves criou a empresa "Papershop", que ambiciona substituir o papel pelas novas tecnologias. "Tudo o que tens em papel, nós fazemos a captura com essa ferramenta. Tem também a capacidade de fazer uma assinatura digital, GPS e controlo das ações dos vendedores, por exemplo", explica.

Facilitar o dia-a-dia

Já Ildebrando Jack apostou na área da saúde sexual e reprodutiva e inventou um aplicativo para telemóveis onde se esclarecem dúvidas sobre este assunto.

Moztech: Inovação para todos os gostos em Moçambique

"Esta informação será disponibilizada através de perguntas de texto e, para reforçar estas perguntas e respostas, temos imagens ou vídeos", explica Ildebrando. "Muitas vezes, os usuários podem não interpretar bem um texto. Então terá imagens ou vídeos ilustrativos sobre esta informação", acrescenta.

São inovações que prometem facilitar a vida aos cidadãos, como a da empresa "Alice Izi Shop", que criou uma plataforma digital para fazer compras sem sair de casa, a partir de um telemóvel. "Ultimamente temos muita gente a trabalhar e que não tem tempo. Pessoas idosas ou mesmo jovens, ou está cansado, ou não quer sair de casa. Então, sem sair de casa, a pessoa faz compras e os produtos são entregues em sua casa", explica Alice Sharron, proprietária da empresa.

Mais de duzentas empresas participaram na maior feira de tecnologia de Moçambique, para divulgar as suas criações.