1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Moçambique: MDM e FRELIMO em campanha na Zambézia

11 de agosto de 2018

Em Quelimane, o MDM e a FRELIMO fazem campanha para apresentar os seus candidatos à autarquia. Entretanto, o partido da oposição também quer "limpar" a sua imagem após a saída de membros nas vésperas das eleições.

https://p.dw.com/p/330xH
Membros do MDM durante ação de pré-campanha em QuelimaneFoto: DW/M. Mueia

A pré-campanha do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) em Quelimane começou na sexta-feira (10.08) sensibilizando munícipes nas ruas. Neste sábado, a ação eleitoral do segundo maior partido da oposição chegou aos bairros e mercados municipais formais e informais da cidade.

Segundo o delegado do MDM em Quelimane, Listano Evaristo, os membros do partido foram divididos em pequenos grupos para angariar mais apoiantes, apesar dos últimos acontecimentos turbulentos que abalaram o movimento com a saída do antigo cabeça de lista, Manuel de Araújo – atual edil de Quelimane, eleito em 2014 pelo MDM.

Listano Evaristo afirmou à DW África que já não há tempo para cruzar os braços. "É uma atividade que estamos a dar continuidade. Tínhamos planificado com o anterior cabeça de lista que abandonou o partido e estamos a sensibilizar a população, a dizer que o MDM em Quelimane está forte para ganhar as eleições de outubro".

Popularidade

O delegado frisou que esta semana foram agendadas duas marchas, uma para este domingo, incluindo apenas da juventude, e a outra na próxima semana. Ambas servirão para medir até que ponto o MDM tem acessibilidade na cidade de Quelimane depois da saída do Manuel de Araújo, ressaltou Listano Evaristo.

Além da sensibilização, faz parte da pré-campanha do MDM a apresentação do seu novo cabeça de lista, Rogério Warowaro, que também participa das ações nos bairros.

Demonstration Wahlen Quelimane Mosambik
Marcha da FRELIMO na cidade de QuelimaneFoto: DW/M. Mueia

FRELIMO também avança na pré-campanha

Por seu turno, a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) também iniciou este sábado a sua pré-campanha em Quelimane, apresentando o seu cabeça de lista, Carlos Carneiro. A marcha da FRELIMO percorreu várias artérias da cidade e terminou na sede do partido.

Os primeiros pronunciamentos do candidato foram em língua local ao dizer "Mwana Mutchuabo Khankala Burruto", o que em português significa "um quelimanense é sempre bem-educado".

Para Paulino Lenço, secretário provincial da FRELIMO na Zambézia, diz que a corrida eleitoral já começou. Ele acrescenta que "Carlos Baptista Carneiro é o candidato ideal, a pessoa certa para desenvolver a nossa autarquia de Quelimane, ele não é um esfomeado que anda de partido em partido a procura de meios de sobre vivencia".

Carlos carneiro foi eleito na sexta-feira da semana passada (03.08) com 50 votos, contra cinco votos para Manuel de Morais e um voto para Rijone Bombino.

Cabeças de lista dos três partidos na Zambézia

Entretanto, os três principais partidos já encerraram o processo de indicação dos cabeças de lista para os seis municípios da província da Zambézia:

FRELIMO - José Aniceto (Gurue); Felisberto Elia (Milange); Geraldo Sotomane (Mocuba); Virgilio Dinheiro (Maganja da Costa); Miguel Muananvuca (Ato Molocue), e Carlos Carneiro (Quelimane).

RENAMO - Adriano Ermino (Milange); Ibrahimo Naimo (Gurue); José Palaço (Alto Molocue); Elferio Ossifo (Maganja da Costa); Ernesto Matos (Mocuba), e Manuel de Araújo (Quelimane).

MDM - Caldino Júnior (Mocuba); Lucas Mpepo (Milange); Orlando Janeiro (Gurue); André Txetxema (Alto Molocue); Alberto Aface (Maganja da Costa), e Rogério Warowaro (Queliamane).

Saltar a secção Mais sobre este tema