1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Moçambique: Profissionais de saúde voltam a suspender greve

Lusa
27 de março de 2024

A Associação dos Profissionais de Saúde Unidos e Solidários de Moçambique (APSUSM) suspendeu a greve marcada para amanhã após conversações com o Governo.

https://p.dw.com/p/4eCJV
Foto de arquivo: Hospital em Chimoio
Foto: Bernardo Jequete/DW

"A direção da associação reuniu-se em sessão extraordinária e decidiu suspender a greve por mais 30 dias", disse Anselmo Muchave, presidente da APSUSM, durante uma conferência de imprensa em Maputo.

Segundo o responsável, a suspensão resulta das conversações mantidas com o Governo desde o anúncio, no domingo, do regresso à greve e que culminaram com o cumprimento de alguns pontos da reivindicação, entre os quais o enquadramento dos profissionais de saúde, visitas de monitorização às unidades hospitalares e a resolução das irregularidades no pagamento de subsídios.

No encontro, o Governo moçambicano apresentou documentos, entre "guias de remessa e recibos", que provam a intenção de se adquirir ambulâncias, medicamentos, equipamento médico (uniformes, seringas, luvas fios de sutura, aventais de borracha e mobiliário hospitalar), além do pagamento de horas extraordinárias até ao fim de abril, algumas das queixas apresentadas pelos profissionais, segundo o presidente da associação.

"Os encontros técnicos entre a APSUSM e o Governo continuarão a acontecer" para monitorizar a efetivação dos pontos expostos, disse Anselmo, referindo que as horas extraordinárias de pelo menos 60 mil profissionais de saúde já foram pagas.

Cuidar dos cabelos e da saúde em Maputo