1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Desporto

Mundial 2018: Cabo Verde segue em busca do "sonho"

2 de setembro de 2017

Cabo-verdianos já estão a caminho de Durban, na África do Sul, onde enfrentarão novamente os sul-africanos na terça-feira (05.09). Será mais uma partida da fase de apuramento para o Mundial de 2018, na Rússia.

https://p.dw.com/p/2jFeG
Fußball WM Qualifikation Kap Verde - Südafrika
Foto: DW/N. dos Santos

Depois de vencer por 2-1 a partida contra os sul-africanos nesta sexta-feira (01.09), na Cidade da Praia, a seleção nacional de Cabo Verde já está a caminho da África do Sul. Na próxima terça-feira (05.09), a equipa volta a defrontar os Bafana Bafana em Durban, em jogo da quarta jornada do grupo D de apuramento da zona africana para o Mundial de futebol de 2018, na Rússia.

A vitória desta sexta-feira veio após duas derrotas consecutivas, continuando assim a alimentar o sonho cabo-verdiano de poder estar pela primeira vez num Mundial de futebol. A África do Sul e o Burkina Faso lideram o grupo D, ambos com quatro pontos, contra três do Senegal e Cabo Verde – a única seleção lusófona africana nesta fase de apuramento.

O Senegal joga este sábado (02.09) com o Burkina Faso, voltando a defrontar-se na próxima quarta-feira. "Esperamos que nos jogos entre o Senegal e Burkina Faso hajam um empates", desejou o selecionador cabo-verdiano, Lúcio Antunes, garantindo que Cabo Verde vai a África do Sul para vencer.

Fußball WM Qualifikation Kap Verde - Südafrika Lucio Antunes
Lúcio Antunes: "Vamos ganhar na África do Sul"Foto: DW/N. dos Santos

"Esta vitória (de sexta-feira) só terá sentido se conseguirmos ganhar na África do Sul. Queremos sair desta jornada dupla com mais pontos que a África do Sul, depois veremos para os jogos seguintes", declarou.

De olho na próxima partida

O capitão dos Tubarões Azuis, Marco Soares, reforçou que a equipa tem de esquecer agora o jogo de sexta-feira e tentar recuperar o máximo possível. "Vamos a África do Sul para tentar vencer o jogo, tentar ser mais fortes do que eles. É claro que vai haver um grande desgaste físico com a viagem, mas o cansaço não é somente para nós é para as duas seleções", sublinhou.

Fußball WM Qualifikation Kap Verde - Südafrika
Cabo Verde: Vitória de sexta-feria é a primeira após duas derrotas nesta fase de apuramento para o Mundial de 2018Foto: DW/N. dos Santos

Logo após a partida, a comitiva cabo-verdiana iniciou na noite de sexta-feira uma longa viagem para a África do Sul, via Dakar (Senegal), devendo chegar a Durban somente este sábado à noite. Por isso Lúcio Antunes já anunciou que todo o dia de domingo vai ser dedicado para descanso. O treino de adaptação ao relvado está previsto para segunda-feira.

Numa comparação entre as duas seleções, o técnico cabo-verdiano afirmou que "a África do Sul é uma equipa muito forte e com condições que Cabo Verde não tem". "A África do Sul veio a Cabo Verde no seu próprio avião que está estacionado há três dias na placa do Aeroporto Internacional da Praia Nelson Mandela, é uma equipa que está a competir fortemente para o Mundial", precisou.

Lesões prejudicam equipa cabo-verdiana

Lúcio Antunes referiu-se ainda a onda de lesões que tem fustigado os Tubarões Azuis. "A nossa equipa tem tido muito azar neste período com uma série de lesões. Dos 23 jogadores inicialmente convocados para esta jornada dupla cinco ficaram de fora por lesão pelo que tive que recorrer a jogadores da selecção B", disse.

Cabo Verde viajou para a África do Sul apenas com 21 jogadores e, neste momento, o departamento médico está a tentar "recuperar” o avançado Garry Rodrigues para o jogo de terça-feira.

Fußball WM Qualifikation Kap Verde - Südafrika
Partida entre Cabo Verde e África do Sul, na Cidade da PraiaFoto: DW/N. dos Santos

"O Garry tem feito recuperação de manhã, à tarde e à noite, vamos ver o que o departamento médico tem a dizer sobre a sua lesão, mas esperamos que esteja em condições, porque é um jogador que desequilibra que nos deixa muita falta e sofre quando não joga, esperamos contar com ele na terça-feira", desejou Lúcio Antunes.

África do Sul promete "jogo difícil"

O selecionador da África do Sul, Stuart Baxter,  avisou que na terça-feira os cabo-verdianos podem esperar um jogo bastante difícil em Durban. "Sabíamos que teríamos dificuldades natural para o jogo de sexta-feira, Cabo Verde pelos jogos que fez com o Senegal e Burkina Faso demonstrou que não é uma qualquer equipa, mas na terça-feira podem esperar e contar com um desafio bastante difícil", disse Stuart Baxter.

Na partida da terceira jornada, Nuno Rocha aos 33 e 37 minutos apontou os golos dos Tubarões Azuis, ao passo de Takelo Rantie no minuto 13 marcou para os Bafafa Bafana.

Os jogos de apuramento, a duas voltas, decorrem até Novembro. Os primeiros classificados de cada um dos cinco grupos africanos apuram-se diretamente para o Mundial de 2018, na Rússia, em representação do continente africano.

Saltar a secção Mais sobre este tema