1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
CriminalidadeNíger

Níger: Ataque do Boko Haram deixa 27 mortos

kg | AFP
13 de dezembro de 2020

O massacre de "selvageria sem precedentes", segundo as autoridades locais, ocorreu na véspera das eleições regionais e locais deste domingo. Mais de mil casas foram destruídas no sudeste do país.

https://p.dw.com/p/3mf4Z
Bandeira do grupo extremista Boko Haram
Ataque no Níger foi atribuído ao grupo jihadista Boko HaramFoto: Audu Ali Marte/AFP/Getty Images

Um ataque atribuído ao grupo extremista Boko Haram deixou pelo menos 27 mortos no Níger. Este domingo (13.12), as autoridades locais disseram que o massacre no sudeste do país foi de uma "selvageria sem precedentes".

Nigéria: Como reintegrar ex-insurgentes do Boko Haram?

Outras pessoas ficaram feridas e outras desapareceram no ataque ocorrido na noite de sábado (12.12) na vila de Toumour, na região de Diffa. O massacre ocorreu horas antes das eleições municipais e regionais realizadas em todo o país este domingo.

"Algumas vítimas foram mortas ou feridas por balas; outras foram queimadas dentro de suas casas, consumidas pelas chamas de um enorme incêndio provocado pelos agressores", disse uma autoridade local citada pela agência de notícias francesa AFP.

Cerca de mil casas, o mercado central e vários veículos foram destruídos no ataque, que durou três horas. Aproximadamente 70 atacantes chegaram a Toumour a pé, depois de atravessar a nado o Lago Chade.

"Eles primeiro atacaram a residência do chefe tradicional, que mal conseguiu escapar", referiu a mesma fonte. "Foi um ataque de selvageria sem precedentes", disse uma outra autoridade local eleita que pediu para não ser identificada. "Quase 60% da vila foi destruída."

As eleições regionais e locais no Níger ocorreram duas semanas antes das eleições presidenciais marcadas para 27 de dezembro. O Presidente Mahamadou Issoufou não vai concorrer, pois já cumpriu dois mandatos.

Nigéria: Como reintegrar ex-insurgentes do Boko Haram?

Saltar a secção Mais sobre este tema