1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Cai o número de elefantes na Reserva do Niassa

Manuel David (Lichinga)12 de junho de 2015

Não para de diminuir o número de elefantes na Reserva Nacional do Niassa. Dos 12 mil existentes em 2011, só restam 4.450, segundo dados preliminares de um censo realizado no parque. O principal motivo é a caça furtiva.

https://p.dw.com/p/1FgJj
Elefante morto no Reserva Nacional do Niassa, norte de MoçambiqueFoto: E. Valoi

Os números foram revelados à DW África pela administração da Reserva Nacional do Niassa (RNN). Em 2014, a direção e parceiros do parque animal realizaram um censo para avaliar o número real de elefantes existentes na reserva.

A caça furtiva e a falta de fiscais são os fatores responsáveis pela redução dos elefantes, segundo o administrador da reserva. Cornélio Miguel fala sobre o resultado do censo: "Tivemos em novembro do ano passado a contagem área e esperamos que sejam publicados os resultados. Já temos dados preliminares, que indicam que a população de elefantes reduziu de 12 mil que tínhamos do último censo de 2011 para 4.450 elefantes no ano passado. Esperamos que o Governo publique esses números oficialmente."

Governo garante que está a trabalhar para conter caça furtiva

O governador da província nortenha do Niassa visitou recentemente a reserva e ficou a par dos números preliminares. Arlindo Chilundo disse que o Governo moçambicano está ciente do problema da caça furtiva e está a trabalhar para tentar conter o fenómeno.

Mosambik Cornelio Miguel in Reserva Nacional do Niassa
Cornélio Miguel, administrador da Reserva Nacional do NiassaFoto: Cornelio Miguel

De acordo com Arlindo Chilundo, "é indicativo que existe uma erosão muito grande da população de elefantes. Isto significa que existem muitos problemas de caça furtiva. O Governo está ciente disso e é por isso mesmo que acabamos de despachar um contingente de polícias especiais para proteção dos recursos naturais."

O administrador Cornélio Miguel entende que também a economia nacional está comprometida, visto que uma das riquezas da fauna bravia está em decadência: "Constitui uma preocupação e temos estado a analisar a nossa situação, mas também estamos com o mesmo desafio dos nossos vizinhos da Tanzânia onde também o número de elefantes baixou para metade."

A Reserva Nacional do Niassa tem uma área de 42 mil quilómetros quadrados e cobre uma região que inclui parte da província de Cabo Delgado e um terço da província do Niassa.

[No title]

Getötete Elefanten im Niassa-Park
Um memorial feito com crânios de elefantes abatidos por caçadores ilegais na RNNFoto: E. Valoi