1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Nancy Vieira apresenta a música de Cabo Verde na Alemanha

Thiago Melo15 de setembro de 2016

Esta é primeira vez que a cabo-verdiana está em digressão na Alemanha. Desde o início de setembro, Nancy Vieira apresenta os grandes sucessos da carreira de mais de 15 anos.

https://p.dw.com/p/1K3Dq
Nancy Vieira durante o concerto em ColóniaFoto: DW/T.Melo

Até o dia 20 deste mês, a cantora cabo-verdiana Nancy Vieira apresenta-se em diferentes cidades da Alemanha. Na noite desta quarta-feira (14.09), a artista esteve em Colónia, no oeste do país. Antes de subir ao palco, ela falou da experiência de cantar para um público tão diverso, e que em sua maioria é alemão.

“Até agora só tive duas folgas. Essa adrenalina dos concertos é tão boa. E tenho tido experiências tão boas nos concertos, na interação com o público, a recetividade, que nos dias que não tem concerto fico desejosa, ansiosa”, disse Nancy, feliz com o sucesso dos concertos.

O concerto em Colónia começou animado, com muito ritmo. Nancy cantou, em crioulo, uma espécie de convite para todos apreciarem a cultura cabo-verdiana. E o público aceitou.

Em pouco mais de uma hora de apresentação, entre melodias e ritmos cheios de energia, foi possível deixar-se levar pela música do pequeno país africano, e imaginar-se em uma das inúmeras ilhas que compõem aquele território. Estiveram no repertório canções como “Ná ó minino ná”, “Tristalegria” e “No Amá”, sucessos do último álbum da artista, lançado em 2012.

A apresentação também foi composta pelos experientes músicos da banda: o guitarrista Osvaldo Dias, um dos grandes nomes da música em Cabo Verde; o também guitarrista José António; e o baixista Rolando Semedo. Osvaldo Dias, segundo Nancy, já rodou o mundo junto com Cesária Évora, ícone da música em Cabo Verde.

Deutschland - Cape-verdean Nancy Vieira presents concert in Cologne
Da esquerda para a direita: a banda na turnê na Alemanha é composta por Osvaldo Dias (guitarra), Rolando Semedo (baixo) e José António (guitarra e cavaquinho)Foto: DW/T.Melo

Influência musical

O espétáculo em Colónia foi um verdadeiro passeio pelas influências musicais de Nancy Vieira. Ela contou-nos que desde pequena sempre ouviu muita música em casa, por causa do pai, principalmente, e dos tios que eram músicos.

“O meu pai toca vários instrumentos, e os meus tios e tias, os meus irmãos. E eu desde sempre fui habituada a ouvir música em casa, muita música, muitos géneros musicias, e até música ao vivo nas reuniões de família, tocava-se, cantava-se”, revelou.

Ela disse ainda que essa cultura musical está refletida no dia a dia do seu país. “As minha influências são um pouco das influência que a música em Cabo Verde tem na sua essência. Lá ouve-se muita música. Eu em casa sempre ouvi música brasileira, música portuguesa também, blues, jazz, até música clássica”.

A música cubana também influencia o trabalho da cabo-verdiana. “Os meus dois irmãos mais velhos estudaram em Cuba. E eles sempre que iam para casa levavam música. A música cubana é muito rica. Gosto muito, identifico-me muito, e o povo cabo-verdiano tem uma forma de estar na música muito parecida com o cubano”.

Essência cabo-verdiana

A essência de Cabo Verde, na música de Nancy Vieira, também se faz presente no crioulo, a língua nacional utilizada pela cantora para compor o repertório dos seus discos. Nancy diz não abrir mão de se expressar a partir do idioma raiz da sua Terra Natal.

“Sempre em crioulo. A nossa língua oficial é o português, mas no nosso dia a dia falamos crioulo. Aprendi a falar português, mas o crioulo é a minha forma de expressão. Quando estou muito alegre, é o crioulo que sai. Quando estou furiosa, também, é o crioulo que sai. Portanto, para me expressar melhor na música, tem de ser em crioulo, mas já cantei em outras línguas também, eu não me fecho nisso”.

Deutschland - Cape-verdean Nancy Vieira presents concert in Cologne
Foto: DW/T.Melo

As músicas de Nancy Vieira tratam das emoções, mas também falam dos lugares, do povo e da cultura do seu país. Ela mesma define o que representa o seu trabalho: “Tradição cabo-verdiana acima de tudo e um espelho do que é o cabo-verdiano: aberto ao mundo e permeável às coisas boas da música e da cultura”.

Carreira e o futuro na música

A carreira musical da artista cabo-verdiana começou em 1995, quando ela gravou o primeiro álbum (“Nos Raça”), depois de ganhar um concurso. “Sem querer participei do concurso, venci a eliminatória, fui à final e venci também. Parecia um sonho. E o prémio era a gravação de um disco. Então o meu primeiro disco foi resultado desse concurso”.

De lá para cá, Nancy já gravou outros três álbuns: “Segred” (2004), “Lus” (2007) e o mais recente “No Amá” (2012). Até o ano que vem, a cantora pretende entrar em estúdio para produzir um novo trabalho.

Na turnê que está fazendo na Alemanha, a cabo-verdiana apresenta-se ainda em Gelsenkirchen (16.09), Meschede (17.09), Herne (18.09), Bergkamen (19.09) e Hamm (20.09. Nas semanas seguintes, a artista segue para shows na Tunísia, Polônia e Rússia.

[No title]

Saltar a secção Mais sobre este tema