1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Nigéria: arqueólogos alemães devem retornar para casa

AFP | AP | tm
27 de fevereiro de 2017

Polícia nigeriana diz que não está claro se resgate foi pago pelas autoridades alemães. Pesquisadores foram libertados no fim de semana e devem retornar para casa em breve.

https://p.dw.com/p/2YLlt
Polícia nigeriana faz guarda na residência dos arqueólogos alemães em JenjelaFoto: picture alliance/AP Photo/L. Oyekanmi

Nesta segunda-feira (27.02), o porta-voz do Ministério de Negócios Estrangeiros da Alemanha, Martin Schaefer, confirmou que os dois acadêmicos libertados no fim de semana permaneceram na embaixada alemã em Abuja, capital da Nigéria, e devem retornar para casa em breve.

Entretanto, a polícia nigeriana disse que não está claro se um resgate foi pago pela libertação dos arqueólogos. O Governo da Alemanha, por sua vez, não comentou sobre negociações de reféns ou pagamentos de resgate.

O professor Peter Breunig e o seu assistente, Johannes Behringer, da Universidade Goethe de Frankfurt, foram raptados na quarta-feira passada na cidade de Jenjela, na província de Kaduna, a menos de 100 quilômetros de Abuja. Dois moradores locais que tentaram ajudá-los foram mortos pelos sequestradores.

A libertação dos dois arqueólogos ocorreu na noite de sábado (25.02), informou neste domingo um comunicado da polícia.
Os sequestradores fizeram contato direto com a embaixada alemã, segundo informou à agência de notícias Associated Press nesta segunda-feira um oficial de polícia envolvido na busca pelos criminosos. Na sexta-feira, um trabalhador de Jenjela disse à mesma agência que os sequestradores exigiram um resgate de 60 milhões de naira (200 mil dólares).

Nigeria entführte deutsche Archäologen wieder frei
Foto: picture alliance/AP Photo/L. Oyekanmi

Segundo as autoridades da Nigéria, não está claro se os sequestradores foram pagos ou se eles foram pressionados pela operação maciça lançada pela polícia e forças de segurança do país.

O oficial da polícia disse que os agentes de segurança criaram um cordão para bloquear uma floresta espessa onde os sequestradores frequentemente fazem pessoas reféns.