1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

João Lourenço aposta na agricultura angolana

José Adalberto
11 de outubro de 2017

Presidente angolano João Lourenço deslocou-se esta quarta-feira (11.10) ao Huambo, no cumprimento da sua promessa eleitoral de fomentar a agricultura do país. Lourenço quer uma Angola auto-suficiente no setor alimentar.

https://p.dw.com/p/2leZZ
Foto: Jörg Böthling/Brot für die Welt

Uma das prioridades destacadas por João Lourenço é a distribuição de material de produção às populações, para garantir um aumento da produção por parte dos pequenos agricultores: "Vamos trabalhar no sentido de que nos próximos anos, este abastecimento, com insumos seja feita atempadamente,” disse o Presidente numa alocução no município do Cachiungo.

Nesta sua primeira deslocação oficial desde que assumiu a chefia do Estado em 26 de setembro passado, João Lourenço, não apenas pediu aos angolanos que regressem aos campos. Apelou também para a cooperação da indústria fazer um esforço para atrair investidores de modo a que: invistam na produção dos bens que hoje têm que ser importados.

Prioridade para a diversificação

Angola Lebensmittel in Luanda
Angola importa uma parte importante do seus alimentosFoto: DW/P. Borralho Ndomba

O Presidente garantiu que o governo vai manter aaposta na agricultura como alternativa ao setor petrolífero no processo de diversificação da economia nacional, apesar de dificuldades como escassez de sementes, adubo e instrumentos de trabalho.

Ouvido pela DW África, José Severino, presidente da associação industrial de angola AIA, mostrou-se otimista quanto à viabilidade das promessas presidenciais: "A presença do Presidente da República vai ajudar o setor porque ele é um homem que conhece a agricultura. Ele quer a diversificação, quer combater a pobreza. Esperamos que o próximo Orçamento Geral do Estado, reforce os recursos para a agricultura”.

Falta de aposta na investigaçãoOpinião contrária tem o jovem engenheiro agrónomo Gaspar Rampa, para quem a falta de uma aposta clara na investigação agronómica é um dos fatores que contribuem para os fracos resultados agrícolas no país: "Ignora-se muito o setor da investigação embora seja prioritário para o estudo daquilo que deve ser feito antes e depois de uma determinada produção. Isto não se nota no país”, disse à DW África.

Angola(Novo) - MP3-Mono

Angola dispõe de 35 milhões de hectares de terras aráveis e uma superfície cultivada de cinco milhões de hectares, além de uma faixa irrigável de sete milhões de hectares, metade dos quais ainda de exploração tradicional.