1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Acordos de cooperação na Comissão Bilateral Angola-Alemanha

Nelson Sul d’Angola (Luanda)26 de abril de 2016

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros alemão, Stephan Steinlein, terminou, esta terça-feira (26.04), a visita a Angola. Reforço de comércio, investimento e da cooperação político-militar estiveram na agenda.

https://p.dw.com/p/1Id62
Foto: DW/C.V. Teixeira

A visita de dois dias a Luanda de Stephan Steinlein é um sinal da vontade de ampliar as relações com Angola, a nível económico, empresarial e político.

“Regozijamo-nos com o estado atual das nossas relações político-diplomáticas e de cooperação, bem como a criação de condições objetivas para a aproximação do setor de negócios e desenvolvimento de parceiras privadas ou público-privadas”, afirmou Manuel Augusto, secretário de Estado das Relações Exteriores de Angola, no término da visita da delegação germânica a Luanda.

Angola é, neste momento, o terceiro mais importante parceiro económico da Alemanha na África subsaariana. Apesar do engajamento dos dois países no aprofundamento das relações económicas e políticas, Manuel Augusto, fez saber que a balança comercial entre Angola e Alemanha registou, em 2015, uma redução de 19.49%, comparativamente ao ano anterior.

Por outro lado, o secretário de Estado angolano disse estar "em curso o incremento do diálogo político, ao mais alto nível, sobre as principais questões de política internacional e da agenda das Nações Unidas.

Mais empresários alemães em Angola

Também o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros da Alemanha considerou positiva a sua deslocação a Luanda.
Stephan Steinlein garantiu o empenho do seu Governo de tudo fazer para aumentar a presença dos empresários alemães em Angola.

“Estamos aqui para pensarmos, em conjunto, como aprofundar as relações entre os nossos países, tanto do ponto de vista político como do ponto de vista económico. Penso que foi, de facto, um encontro muito positivo”, avaliou Steinlein.

Questionado sobre as dificuldades que os empresários alemães que desenvolvem atividades em Angola estarão a enfrentar devido à crise financeira que assola o país africano, Steinlein afirmou que os empresários "querem continuar neste país, porque é aí que se mostra realmente que os verdadeiros amigos ficam em tempos mais difíceis."
No entanto, há que "ver como contornar outros obstáculos, por exemplo, como é o caso do problema das divisas e das transferências", acrescentou o secretário de Estado alemão.

No segundo encontro da Comissão Bilateral Angola - Alemanha foram abordados vários assuntos relativos a intensificação do comércio e de investimentos. Foram ainda analisadas questões migratórias sobre a concessão de vistos, a situação na Região dos Grandes Lagos, a cooperação militar assim como a política dos direitos humanos. Sobre este último assunto, nenhuma palavra foi dita a imprensa pelos representantes dos dois países.

[No title]

Deutschland Stephan Steinlein Staatssekretär im Auswärtigen Amt
secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Stephan SteinleinFoto: picture-alliance/dpa/S. Stache
Saltar a secção Mais sobre este tema