1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Nyusi quer reforçar cooperação durante visita ao Quénia

Lusa | tms
21 de novembro de 2018

Filipe Nyusi inicia visita oficial de seis dias ao Quénia. Junto com o Presidente viaja uma delegação de empresários. Agenda moçambicana em Nairobi pretende reforçar a cooperação e os negócios entre os dois países.

https://p.dw.com/p/38dGS
Foto: privat

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, inicia esta quarta-feira (21.11) uma visita oficial de seis dias ao Quénia. Na agenda presidencial está o reforço da cooperação bilateral, segundo informou o gabinete do chefe de Estado.

Junto com a comitiva de Nyusi, viaja também uma delegação de empresários organizada pela Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA). O programa prevê a realização de um fórum de negócios e visitas a empresas.

Na próxima segunda-feira, em Nairobi, Filipe Nyusi participa na cerimónia de abertura da conferência internacional sobre Economia Azul Sustentável, dedicada ao aproveitamento das potencialidades marítimas e fluviais.

Cooperação

A visita do Presidente moçambicano acontece depois de o chefe de Estado queniano, Uhuru Kenyatta, ter passado por Maputo em março deste ano. Na altura, o Quénia mostrou-se aberto para apoiar as autoridades no combate a grupos armados que têm atacado localidades no norte de Moçambique.

Os dois países anunciaram também a intenção de ligar os portos de Beira e Mombaça, com objetivo de reforçar as trocas comerciais entre empresários ambos os países.