1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Objectivos de Desenvolvimento do Milénio: escolaridade para todos na Colômbia

24 de setembro de 2010

O governo da Colômbia está particularmente empenhado em atingir o segundo dos Objectivos do Milénio, que consiste em assegurar que, em 2015, todas as crianças possam terminar a escola básica e secundária.

https://p.dw.com/p/PKAe
Alunos e professores aprendem na "Telesecundária", um sistema de ensino posto em prática na Colômbia: aqui, existe a possibilidade de se aprender através da televisãoFoto: LEWIS ACUNA
MDG Bildung Kolumbien OnlineArtikel Cecilia María Velez Bildungsministerin Kolumbiens
A ministra colombiana da educação, María Cecilia Vélez White, quer garantir que o Estado forneça a todos os colombianos uma educação escolar gratuita e de boa qualidadeFoto: LEWIS ACUNA

Há anos, o Estado colombiano decidiu oferecer a todas as crianças um ensino escolar básico e médio gratuito e de qualidade.

Por isso, iniciou uma ofensiva governamental na área da educação, que já está a dar frutos: a percentagem de desistência escolar nos últimos anos desceu consideravelmente, para actualmente apenas cerca de 5 por cento, segundo fonte do Ministério da Educação colombiano.

Para além disso, regista-se um aumento do número de alunos que completam o ensino médio, ou seja, pelo menos nove anos de escolaridade. Em 2002, eram apenas cerca de 400 mil, hoje em dia são cerca de 700mil.

Destaque também para os diferentes modelos da assim denominada "educação flexível", introduzidos na Colômbia. O objectivo é levar a educação a todas as crianças, mesmo às que moram nos pontos mais afastados do país.

Um Contraste da autoria de Lewis Acuña apresentado por António Cascais.