1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

ONU vai investigar violações contra crianças em Moçambique

tms | com agências
12 de julho de 2022

Organização das Nações Unidas vai investigar uma série de violações contra crianças em Moçambique e noutros países com conflitos armados. "Gravidade e número de violações" em solo moçambicano preocupam, diz a ONU.

https://p.dw.com/p/4E2C4
Crianças estão entre os milhares de deslocados pelo terrorismo em Cabo Delgado, norte moçambicanoFoto: Roberto Paquete/DW

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, incluiu Moçambique numa lista de países em conflito que serão monitorizados pela ONU devido a violações contra crianças, incluindo assassinatos, recrutamento, abuso sexual e outras formas de violência.

Nesta lista também foram incluídos países como a Ucrânia, que desde 24 de fevereiro enfrenta a invasão russa, a Etiópia, além da região do Sahel. Outros 21 países já são monitorizados devido à mesma situação.

A informação foi avançada na segunda-feira (11.07) com a divulgação do relatório anual do secretário-geral da ONU ao Conselho de Segurança.

No caso específico de Moçambique, Guterres disse que o país entrou na lista de observação da ONU devido "à gravidade e ao número de violações relatadas" no conflito em Cabo Delgado, incluindo o recrutamento e utilização de crianças na luta armada, assassinatos e mutilações, violações e outras formas de violência sexual, ataques a escolas e raptos.

A violência terrorista contra crianças em Cabo Delgado

"Violações graves" contra crianças em 2021

A ONU disse ter verificado quase 24.000 "violações graves" contra crianças em 2021, em todo o mundo.

Os números mais elevados de violações no ano passado foram os 2.515 assassínios e 5.555 ferimentos em crianças, seguidos do recrutamento e utilização de 6.310 jovens em conflitos, informou o relatório, sem avançar detalhes dos locais destas estatísticas.

No ano passado, segundo o relatório, o número de raptos de crianças aumentou em mais de 20% e os casos de violência sexual contra crianças continuaram a aumentar, também em mais de 20%.

O número mais elevado de "violações graves" verificadas pela ONU registou-se no Afeganistão, República Democrática do Congo, Israel, Palestina, Somália, Síria e Iémen, afirmou o relatório.

Apesar dos dados divulgados, a Human Rights Watch e outras organizações de defesa dos direitos das crianças e jovens criticaram a ONU por não ter fornecido qualquer informação significativa sobre as violações contra crianças na Ucrânia, Etiópia e Moçambique.

Cabo Delgado: Pemba espera por mais deslocados de Palma

Saltar a secção Mais sobre este tema