1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Sentença do caso que envolve Manuel Vicente conhecida hoje

Lusa | ms
7 de dezembro de 2018

Está marcada para esta sexta-feira a leitura do acórdão do processo "Operação Fizz". Um dos arguidos é o ex-procurador Orlando Figueira, suspeito de ter sido corrompido pelo ex-vice-presidente angolano Manuel Vicente.

https://p.dw.com/p/39dW5
Manuel Vicente chegou a ser constituído arguido, mas o seu processo foi depois remetido para AngolaFoto: Getty Images

O julgamento do processo Operação Fizz começou a 22 de janeiro, em Lisboa, e assenta na acusação de que o ex-vice-Presidente angolano, Manuel Vicente, corrompeu o ex-procurador do Departamento Central de Investigação e Ação penal Orlando Figueira, com o pagamento de 760 mil euros, para que este arquivasse dois inquéritos em que estava a ser investigado, um deles o caso da empresa Portmill, relacionado com a aquisição de um imóvel de luxo no Estoril em 2008.

O processo relativo a Manuel Vicente, acusado de corrupção ativa, foi separado e entregue às autoridades angolanas.

Além de Orlando Figueira, o processo tem também como arguidos o empresário Armindo Pires e o advogado Paulo Blanco, todos acusados, em coautoria, de corrupção, branqueamento de capitais e falsificação de documentos.

Corrupção e branqueamento de capitais

Nas alegações finais, após uma alteração não substancial dos factos e qualificação jurídica determinada pelo tribunal, os advogados dos três arguidos reiteraram a inocência dos mesmos.

A procuradora Leonor Machado pediu a condenação de Orlando Figueira por corrupção passiva para ato ilícito e branqueamento de capitais e de Paulo Blanco por corrupção ativa, mas a penas de prisão suspensas na sua execução.

Quanto ao empresário Armindo Pires, a procuradora pediu aos juízes que decidam de acordo com o melhor critério, considerando, contudo, que não há factos que comprovem que o arguido cometeu um crime de corrupção. A defensora oficiosa do ex-procurador insistiu na inocência do seu cliente, referindo que no processo "não há provas ou indícios de conluio para os três arguidos cometerem o crime de corrupção".

A advogada Rita Relógio, defensora de Paulo Blanco, alegou que a tese da acusação é uma enorme fantasia, incompreensível e negligente", pedindo também a total absolvição do seu cliente.

Para Rui Patrício, advogado de defesa de Armindo Pires, após a análise das provas do processo "é muito fácil a absolvição", alegando que o seu cliente foi "um arguido acidental a quem não imputaram factos concretos".