1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Opiniões sobre as eleições angolanas divergem em Cabinda

Luemba Cristóvão
3 de abril de 2017

FLEC tem apelado ao boicote eleitoral. Raúl Tati, antigo vigário-geral da diocese de Cabinda, acredita que a ida às urnas, em agosto, será marcada por uma abstenção acentuada. Cabindeses estão divididos.

https://p.dw.com/p/2aZtW
Angola Katholiken Pilger
Foto: Issouf Sanogo/AFP/GettyImages

As eleições previstas para agosto em Angola estão a dividir as opiniões em Cabinda. Votar ou não votar? Valerá a pena participar no ato eleitoral? A atual situação política tem levado muitas pessoas a colocar algumas reticências, ao mesmo tempo que os independentistas da Frente de Libertação do Estado de Cabinda (FLEC) têm apelado às populações para que não vão às urnas.

03.04.2017 Cabinda-Eleições 2017 - MP3-Mono

A DW África quis saber o que pensam fazer os cidadãos de Cabinda nas próximas eleições. Custódio Maria afirma ter intenção de ir votar. "Tenho que votar uma vez que o voto é que faz com que a gente escolha o Presidente ou o partido que vai comandar ou governar o nosso país", explica. Uma opinião também partilhada por Manuel que, em entrevista à DW África, afirmou: "(acho que devo) votar para que haja melhorias no país, mais empregos para os jovens, melhorias nas estradas, ruas, luz,  e muito mais. (Tudo o) que todo o jovem sonha para o seu país". Já Amélia Tati confessa ter feito o registo, mas não saber ainda se irá votar. "Tenho visto que podemos votar mas não há melhorias no nosso país e na nossa província", critica.

"Abstenção acentuada" em agosto?

Raúl Tati, antigo vigário-geral da diocese de Cabinda, acredita que a ida às urnas, em agosto, será marcada por uma abstenção acentuada. Para também académico e ativista cívico, os apelos ao boicote eleitoral que a FLEC tem lançado também podem contribuir para afastar as pessoas das urnas.

Raul Tati Priester aus Cabinda Angola
Raúl Tati, antigo vigário-geral da diocese de CabindaFoto: DW/J. Carlos

"Estamos em 2017, creio que a FLEC não terá a mesma chance que teve em 1992, quando conseguiu mesmo boicotar as eleições em Cabinda. Estamos numa situação diferente, mas a verdade é que a FLEC é uma voz que muitos ainda escutam e se continuar a insistir nesses apelos é bem provável que alguma boa franja da população vá ao seu encontro", afirmou.

Os independentistas da FLEC também pediram às populações de Cabinda para denunciarem a compra de votos e o registo ilegal de estrangeiros para votarem no território.

Saltar a secção Mais sobre este tema