1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

MADEM exige nova eleição da mesa do Parlamento guineense

25 de abril de 2019

Polémica na eleição da nova mesa do Parlamento guineense prolonga a crise política iniciada em 2015 e condiciona formação do novo Governo, sem data para a sua investidura.

https://p.dw.com/p/3HSZL
Tomada de posse do novo Parlamento da Guiné-Bissau, a 18 de abrilFoto: DW/B. Darame

O Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G15), a segunda força política no Parlamento da Guiné-Bissau, com 27 deputados, e o Partido da Renovação Social (PRS), a terceira com 21 parlamentares, recusam participar nos trabalhos do novo Parlamento até que se faça uma nova eleição da mesa da Assembleia Nacional Popular (ANP).

Em causa está o chumbo da nomeação do líder do MADEM-G15, Braima Camará, para o lugar de segundo vice-presidente do órgão, há uma semana. Na passada quinta-feira (18.04), Camará obteve apenas 46 votos a favor, e 51 votos contra e 3 abstenções. Mas o MADEM-G15 insiste em nomear o seu líder e ameaça agora recorrer à Justiça para exigir a impugnação da eleição da mesa do Parlamento guineense.

"A nossa posição é que nós não vamos alterar o nome e vamos para a Justiça, uma vez que foram violadas todas as normas, todas as disposições legais do Parlamento. Até alguns atos anticonstitucionais foram praticados, como a violação do direito ao voto secreto, que a Lei reserva aos deputados", afirma Djibril Baldé, porta-voz do MADEM-G15, em entrevista à DW África.

Braima Camara
Braima Camará, líder do MADEM-15Foto: DW/B. Darame

PAIGC está contra

Para Domingos Simões Pereira, líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), partido que ganhou as legislativas de 10 de março com maioria relativa, a solução para este impasse passa pelo MADEM indigitar outro candidato a segundo vice-presidente do Parlamento.

"O próprio Regimento [do Parlamento] é que diz que cada uma das indigitações tem que passar pelo sufrágio secreto dos deputados da ANP e, portanto, não tendo recolhido a maioria absoluta dos votos, o MADEM tem que ser convidado a apresentar um outro nome. Nós não podemos aceitar que, pelo facto de o MADEM-G15 achar que o seu coordenador é que deve ocupar esse cargo, nós devemos subverter todas as regras estabelecidas a bem deles e do consenso", disse Simões Pereira aos jornalistas à saída de uma reunião negocial promovida pelo presidente do hemiciclo guineense, Cipriano Cassamá.

Entretanto, Djibril Baldé, porta-voz do MADEM-G15, partido formado essencialmente por dissidentes do PAIGC, avisa que o seu partido e o Partido de Renovação Social (PRS), na oposição, não vão participar nas sessões parlamentares convocadas pelo presidente da ANP eleito, Cipriano Cassamá, do PAIGC, enquanto o processo decorrer na Justiça.

"Nós não podemos ir para a sessão de uma Assembleia em que as figuras que dirigem o Parlamento foram eleitas de forma ilegal, enquanto a Justiça não clarificar esta situação", diz.

Oposição exige nova eleição da mesa do Parlamento da Guiné-Bissau

Justiça ainda não recebeu queixa

Esta quinta-feira (25.04), à saída de uma audiência com o chefe de Estado guineense, José Mário Vaz, o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Paulo Sanhá, garantiu que ainda não recebeu nenhuma queixa: "Não me quero pronunciar sobre o problema do Parlamento, um órgão de soberania. Não abordámos esse assunto com o Presidente da República. Até antes de vir para a reunião não tínhamos recebido nenhuma queixa, mas se entrar será analisada."

Para o analista político Rui Landim, o país vive uma espécie de segunda volta das eleições legislativas e o prolongar da crise política iniciada em 2015. Landim entende que só as eleições presidenciais previstas para novembro poderão resolver a instabilidade governativa, que é crónica na Guiné-Bissau.

"O país entrou, de facto, numa situação não de impasse, mas de uma encruzilhada em que se vislumbra, a curto prazo, uma saída. A solução tem que ser as eleições presidenciais que, felizmente, estão a chegar", afirmou o analista.

Uma semana depois do empossamento do novo Parlamento persiste a incerteza política na Guiné-Bissau. O impasse na Assembleia Nacional Popular está a impedir a tomada de posse do novo Governo, ainda sem data marcada, um mês depois de serem conhecidos os resultados definitivos das eleições parlamentares.

José Mário Vaz: "Não me arrependo de nada"

Saltar a secção Mais sobre este tema