1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Pandemia agrava situação das vendedoras ambulantes em Angola

16 de setembro de 2020

Aumentaram as dificuldades na vida das vendedoras ambulantes de Angola durante a pandemia. É a principal conclusão do estudo sobre o "Impacto da Covid-19 na vida das zungueiras", agora divulgado pela organização ASSOGE.

https://p.dw.com/p/3iXDu
Foto: DW/C.V. Teixeira

Segundo a Associação Observatório de Políticas da Perspectiva de Género (ASSOGE) a pobreza aumentou entre as famílias suportadas por vendedoras ambulantes durante o período do confinamento social imposto aos cidadãos em Angola devido à Covid-19.

A diretora adjunta da organização não-governamental angolana, Florita Telo, disse que, entre março e maio, as mulheres inseridas no mercado informal tiveram uma perda de 85% no rendimento dos seus negócios. As dificuldades são muitas.

"A situação da pandemia trouxe dificuldades adicionais à atividade da zunga (venda ambulante) que se reflete no acesso a mercadorias, na possibilidade de vender essas mercadorias e também nos números de clientes. Outro assunto tem a ver com a dificuldade de locomoção por parte destas mulheres", explicou.

Angola: Sobreviver do lixo durante a pandemia

Durante os últimos quatro meses, o Governo restringiu a atividade comercial nos mercados informais. A venda era feita apenas três dias por semana, das 6 horas às 13 horas. Segundo o estudo da ONG angolana, a medida aprofundou problemas já enfrentados pelas famílias das zungueiras.

"No ambiente familiar houve mais dificuldades de suprir necessidades básicas, como a alimentação, sobretudo, pelas medidas que foram tomadas e por consequência de despedimento de maridos de algumas zungueiras neste período e acabou por impactar negativamente. Também houve uma mudança significativa da rotina de lazer destas mulheres e das suas famílias.", revelou Florita Telo.

Brutalidade policial

O estudo denuncia ainda a brutalidade dos fiscais e da polícia que exigem valores acima do rendimento das comerciantes quando confiscam as sua mercadorias.

A queixa sobre os maltratos é reforçada à DW por Conceição Manuel, vendedora ambulante há 15 anos, na capital angolana. "Mesmo no dia dedicado para a venda, os fiscais correm connosco. Os fiscais levaram um negócio de 15 mil kwanzas (cerca de 20 euros). Fiquei detida e tive de pagar dez mil kwanzas (cerca de 13 euros) para ser solta e o negócio não foi devolvido. Só voltei a vender esta semana", conta a zungueira.

Deolinda Dinis, zungueira no mercado do São Paulo, em Luanda, diz que o dinheiro da venda diária durante a quarentena servia apenas para a aquisição de bens alimentares. Essa situação causou a falência a muitas mulheres.

"O negócio faliu muito. Você vende hoje e não vende no dia seguinte. O pouco que vai vender acaba todo com a compra de comida. Até ir comprar novamente, o dinheiro já não chega para o negócio. Mas estamos a contentar-nos mesmo assim", relata a vendedora.