1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Parlamento da Guiné-Bissau repudia ataque a ativista

Lusa
3 de agosto de 2021

Em nota. Assembleia Nacional comunica que condena qualquer tentativa de imposição da lei da força. "País não pode continuar a assistir à sucessão de atos atentatórios aos direitos, que semeiam o terror", diz comunicado.

https://p.dw.com/p/3ySy0
Luís Vaz Martins
Vaz Martins foi atacado no último sábadoFoto: DW/B. Darame

O parlamento da Guiné-Bissau classificou na noite desta segunda-feira (02.08), em comunicado divulgado à imprensa, o ataque ocorrido sábado (31.07) contra o advogado e ativista Luís Vaz Martins como "revoltante" e "sintomático da crescente degradação do Estado" guineense.

"O país não pode continuar a assistir à sucessão de atos atentatórios aos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, que semeiam o terror, pânico e um generalizado sentimento de insegurança na população, sem tomar medidas adequadas para pôr cobro em definitivo a situações do género", pode ler-se no comunicado.

O documento, elaborado pela mesa da Assembleia Nacional Popular guineense, refere que o parlamento "condena" e "repudia" qualquer tentativa de imposição da "lei da força" na República da Guiné-Bissau.

Guinea Bissau 1. Parlamantssitzung nach Krise
Imagem interna do Parlamento em 2018Foto: DW/B. Darame

"Barbárie e golpe"

A nota da Assembleia Nacional "considera vãs as investidas dessa natureza e assume a defesa intransigente dos valores e princípios democráticos que enformam o Estado de Direito democrático estabelecido na República da Guiné-Bissau", salienta o parlamento guineense.

Perante aquela "barbárie e golpe à construção de uma sociedade civilizada", a Assembleia Nacional Popular vai tomar "todas as diligências necessárias para descobrir a verdade material, intenção subjacente e exigirá responsabilização política e criminal de todos os implicados em mais esta deriva ignóbil".

Num comunicado o PAIGC também lamentou o incidente. O advogado e antigo presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos Luís Vaz Martins foi no sábado alvo de uma tentativa de assassínio, denunciada por aquela organização não-governamental.

UM denuncia estado de terror e ditadura na Guiné-Bissau