1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Paz em África precisa financiamento sustentado

Lusa
4 de dezembro de 2020

Líderes africanos esperam que a mudança na Casa Branca abra novas perspetivas para negociar o financiamento internacional das missões de paz no continente.

https://p.dw.com/p/3mFes
Mauretanien G5 Sahel Taskforce
Foto: Getty Images/AFP/T. Samson

Vários líderes africanos pediram, na sexta-feira (04/12), apoio financeiro sustentado às Nações Unidas para as operações de paz lideradas pela União Africana (UA). O requerimento apresentado durante uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) recebido com relutância pelos Estados Unidos.

O Presidente sul-africano Cyril Ramaphosa disse que a UA estava determinada a calar as armas no continente, mas que, para o efeito necessita do financiamento das operações "através de contribuições sustentadas" dos membros da ONU. A África do Sul detêm atualmente a presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas e da União Africana.

Leia também: Ex-guerrilheiros da RENAMO querem começar uma vida nova

A ser negociado desde 2018, o projeto de resolução entre as duas organizações, que abre condicionalmente o caminho ao financiamento pela ONU de operações de paz lideradas pela UA em África, permanece num impasse. Hoje, "até 70% das operações de paz dizem respeito a países africanos que exigem uma coordenação adequada" entre a ONU e a UA, disse o Presidente do Níger, Mahamadou Issoufou. O líder nigerino frisou a necessidade do financiamento da força conjunta do G5 Sahel, que luta contra o terrorismo naquela região.

Até agora, Washington, favorecendo a relação bilateral, recusou-se a permitir que o financiamento desta força antiterrorista fosse assumido pela ONU. A expectativa é que a futura administração democrática de Joe Biden possa suavizar a abordagem norte-americana em relação ao Sahel, bem como desbloquear a negociação no Conselho de Segurança.

A luta incansável de Ilwad Elman pela paz na Somália