1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

PGR diz que há dois processos com Aristides Gomes a tramitar

Lusa
19 de outubro de 2020

Tribunal de Relação da Guiné-Bissau nega, contudo, ter recebido processo-crime contra o ex-primeiro-ministro Aristides Gomes, nem o despacho que aplicou medidas de coação.

https://p.dw.com/p/3k8pt
Guinea-Bissau Aristides Gomes, ehemaliger Premierminister
Foto: DW/B. Darame

A Procuradoria-Geral da República (PGR) da Guiné-Bissau anunciou, em comunicado datado de 16 de outubro, que há dois processos a tramitar no Ministério Público em que o antigo primeiro-ministro Aristides Gomes figura como suspeito. 

"Em relação ao caso que se discute na comunicação social, há dois processos a tramitar nos serviços do Ministério Público por instruções do Procurador-Geral, nos quais figura como suspeito o ex-primeiro-ministro Aristides Gomes", refere a PGR no comunicado, atribuído ao gabinete do Procurador-Geral da República, Fernando Gomes. 

No documento enviado esta segunda-feira (19.10) à agência Lusa, a PGR refere que "já instruiu o seu serviço competente para a abertura de um inquérito para o apuramento da violação do segredo de justiça resultante da publicação e citação do conteúdo de uma peça processual do inquérito em curso". 

"Se Aristides Gomes sair da ONU corre o risco de vida"

Aristides Gomes sujeito a medidas de coação?

O presidente do Tribunal de Relação da Guiné-Bissau, Tijane Djaló, afirmou na quinta-feira (15.10) que nenhum processo-crime contra o ex-primeiro-ministro Aristides Gomes deu entrada na câmara criminal daquela instituição e muito menos o despacho que aplicou medidas de coação.  

No comunicado, o presidente do Tribunal de Relação salientou também que os "processos-crime existentes" este ano naquela instância judicial "não ultrapassam os 15 processos, enquanto o despacho em questão faz referência ao processo 355/2020". 

A Lusa teve acesso na terça-feira (13.10) a um despacho atribuído ao cartório do Ministério Público junto do Tribunal de Relação da Guiné-Bissau, com data de agosto, que aplicava a medida de coação de obrigação de permanência a Aristides Gomes por suspeita de participação económica em negócio e peculato e confirmou a veracidade deste documento junto de fonte oficial do Ministério Público. 

Magistrado alvo de queixa

Na sexta-feira (16.10), o coletivo de advogados de Aristides Gomes disse que vai avançar com uma queixa-crime na câmara criminal do Tribunal da Relação contra o magistrado que elaborou o despacho contra o antigo primeiro-ministro guineense. 

O coletivo de advogados salientou também que Aristides Gomes nunca foi ouvido pelo Ministério Público e que nunca foi notificado de quaisquer medidas de coação. 

À revelia do Parlamento, Sissoco toma posse

 

Saltar a secção Mais sobre este tema