1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

PM português em Luanda para visita de dois dias

Lusa | rl
17 de setembro de 2018

O primeiro-ministro português, António Costa, inicia esta segunda-feira (17.09) uma visita oficial de dois dias a Angola. A viagem é vista como uma retoma das relações entre os dois países, após períodos conturbados.

https://p.dw.com/p/34ybk
Foto: picture-alliance/dpa/B.v. Jutrczenka

Esta será a primeira deslocação de António Costa a Luanda enquanto primeiro-ministro. A visita está a ser encarada pelo Governo português como uma retoma das relações entre os dois países, após períodos difíceis nos últimos meses, envolvendo a transferência para a Justiça angolana do processo no qual o ex-vice-Presidente Manuel Vicente é arguido.

Em maio, após um pedido de Angola ter sido negado, o Tribunal da Relação de Lisboa decidiu transferir o processo e abriu por isso caminho para uma nova era na cooperação entre os dois países.

Nas ruas da capital angolana, a visita de António Costa é vista com bons olhos. "A vinda do primeiro-ministro português vai ajudar a dissipar algumas dúvidas ou acertar alguns pontos de vista diferentes. Temos um novo cenário político, um novo Presidente e acredito que haverá mais abertura entre os dois países e maior estreitamento nas relações", disse um cidadão.

PM português em Luanda para visita de dois dias

Uma angolana ouvida pela agência de notícias Lusa em Luanda afirmou que essas visitas, feitas no âmbito social, económico e financeiro, "trazem sempre coisas agradáveis".

"A história torna Portugal e Angola tão unidos, que não teriam condições de manter a frieza que estava a haver", opinou mais um cidadão nas ruas da capital de Angola.

Também Rui Pena Pires, coordenador do Observatório da Emigração em Portugal, espera que esta visita traga frutos. Em entrevista à Lusa afirma que "se esta visita trouxesse um degelo já seria bom, o resto depois se faz".

"Já seria uma enorme vitória no campo das relações externas portuguesas, porque não é possível, quando as relações não estão no seu melhor, tratar com sucesso as pequenas grandes coisas, quase instrumentais", afirmou o coordenador.

Acordos

O encontro de António Costa com o Presidente angolano João Lourenço está marcado para terça-feira (18.09). Os dois Governos devem assinar uma convenção para acabar com a dupla tributação e um memorando que deve acelerar a regularização de dívidas a empresas portuguesas.

A circulação entre os dois países é para Rui Pena Pires outro dos temas que os dois Governos deveriam abordar. "Acho que, no âmbito de reformulação da política imigratória portuguesa, é importante ter sistemas que facilitem a circulação entre os países lusófonos, ou pelo menos entre a maioria".

Em novembro será a vez de João Lourenço se deslocar a Portugal e colocar um fim aos quase dez anos de pausa nas visitas oficiais do chefe de Estado angolano ao país. A última visita de José Eduardo dos Santos, o antecessor de João Lourenço, a Lisboa aconteceu em 2009.