1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Angola: polícia intervém em manifestação contra resultados

Lusa | gs
27 de agosto de 2017

Descontentes com os resultados provisórios, alegados simpatizantes da UNITA saíram às ruas na província do Moxico, na sexta-feira (25.08).

https://p.dw.com/p/2iuV3
Foto: Getty Images/AFP/M. Longari

De acordo com a Polícia Nacional de Angola, os manifestantes "muniram-se de armas brancas e outros objetos contundentes, com os quais chegaram mesmo a ameaçar, ferir populares indefesos". Os alegados simpatizantes da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) terão causado danos materiais, que a polícia não específica.

"O comportamento indecoroso dos militantes da UNITA, visava, segundo os próprios, demonstrar a sua insatisfação contra os resultados provisórios divulgados pela CNE [Comissão Nacional Eleitoral]", acrescentou a polícia, que diz ter sido chamada a intervir, sem avançar contudo avançar se foram feitas detenções.

Perante a situação, o comandante provincial do Moxico da Polícia Nacional, o comissário Dias do Nascimento, terá convocado um encontro com todos os líderes partidários.

O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, exortou os angolanos a manterem a vigilância no processo de escrutínio em curso, mas também a manterem a "serenidade". 

Segundo os últimos dados provisórios divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral, o MPLA liderava a contagem, com 61,05%, seguido da UNITA, com 26,72%.

 A UNITA, CASA-CE e PRS já refutaram estes indicadores, garantindo resultados diferentes na contagem de votos paralela que estão a realizar, com base nas atas síntese e atas de operações enviadas pelos delegados às 25.873 mesas de voto nas eleições de 23 de agosto.

Saltar a secção Mais sobre este tema