1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Polícia de Moçambique confirma tortura de garimpeiros

Lusa | cp
26 de julho de 2017

A polícia de Moçambique confirmou que membros da Unidade de Intervenção Rápida (UIR), unidade antimotim, torturaram garimpeiros numa mina de rubis.

https://p.dw.com/p/2hByZ
Symbolbild policia
Foto: picture alliance/dpa/J. Lizon

Imagens nas redes sociais mostravam a polícia moçambicana a torturar garimpeiros das minas de rubis em Namanhumbir, Montepuez, na província nortenha de Cabo Delgado, como noticiou a DW África.

A polícia confirma a tortura. "Os agentes envolvidos já foram identificados. O local dos fatos é efetivamente Namanhumbir, em Cabo Delgado", afirmou o porta-voz do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Inácio Dina, citado esta quarta-feira (26.07) pela comunicação social moçambicana.

Civis espancam civis

Inácio Dina comentava, em conferência de imprensa, imagens de vídeo que circulam nas redes sociais em Moçambique, mostrando homens com fardamento da UIR a obrigar pessoas vestidas a civil a agredirem com bastões e paus outras pessoas amarradas a árvores.

Vários órgãos de comunicação social em Moçambique referem que as cenas se deram na mina de Namanhumbir, situada a cerca de dois mil quilómetros de Maputo, onde a Montepuez Ruby Minging extrai esmeraldas e rubis, o que a empresa nega.

A Montepuez Ruby Mining é detida pela multinacional Gemfields e pela Mwiriti Limitada, cujo acionista maioritário é Raimundo Pachinuapa, um general e militante histórico da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), partido no poder, ao qual se juntou ainda antes do início da luta contra o colonialismo português, em 1964.

Investigações ainda não concluídas

Enfatizando que os episódios de tortura aconteceram na mina de Namanhumbir, distrito de Montepuez, província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, o porta-voz do comando-geral da PRM afirmou que a corporação prossegue a investigação em torno do caso.

Mosambik Präsident Filipe Nyusi
Filipe Nyusi é o Presidente de MoçambiqueFoto: picture-alliance/dpa/B. von Jutrczenka

"A equipa que foi constituída para investigação continua no terreno, está a ouvir os agentes e quando estiver disponível o relatório conclusivo, iremos partilhar os resultados", adiantou Inácio Dina, sem fornecer mais pormenores sobre o assunto.

Rubis rendem milhões de dólares 

Em entrevista ao semanário Canal de Moçambique, moradores de Namanhumbir contaram que, além de membros da UIR, agentes de uma empresa de segurança privada também têm cometido abusos, incluindo violações, contra residentes e garimpeiros.

O diretor-geral da Montepuez Ruby Mining negou, em declarações ao Canal de Moçambique, que membros da UIR estejam a vigiar a mina da empresa em Namanhumbir, rejeitando igualmente que o vídeo sobre tortura tenha sido filmado no local.

"A empresa tem uma boa relação com a comunidade e não tolera maus tratos", afirmou Gopal Kumar.

De acordo com Gopal Kumar, entre junho de 2016 e junho de 2017, a Montepuez Ruby Mining arrecadou 90 milhões de dólares com a venda de rubis.