1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Polícia prendeu 150 manifestantes no Egito, dizem ONGs

kg | EFE | Reuters
22 de setembro de 2019

Protestos que pediram renúncia do Presidente egípcio, Abdul Fatah Al Sisi, na sexta-feira passada, resultaram em detenções massivas em várias cidades do país. Maior parte dos manifestantes se concentrou na praça Tahrir.

https://p.dw.com/p/3Q2vU
Protestos anti-governamentais ocorreram no Cairo e outras cidades do EgitoFoto: Reuters/M. Abd El Ghany

Organizações não-governamentais do Egito informaram este domingo (22.09) que pelo menos 150 manifestantes foram detidos durante os protestos contra o presidente egípcio, Abdul Fatah Al Sisi, que tiveram lugar no Cairo e em outras cidades do país na sexta-feira passada.

O advogado Mukhtar Munir, da ONG Associação para a Liberdade de Pensamento e Expressão (AFTE), disse que as detenções "de jovens que estavam na praça Tahrir e arredores" foram aleatórias.

A ONG Centro Egípcio para os Direitos Sociais e Econômicos recebeu denúncias de detenções de 45 pessoas que participaram dos protestos nas cidades do Cairo, Alexandria, Dumiat e Mahala.

Os manifestantes se reuniram em pequenos protestos no local que serviu de epicentro da Primavera Árabe, em 2013, no Cairo – a praça Tahrir – para exigir a renúncia de Abdul Fatah Al Sisi. A polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar o protesto.

Convocação pelas redes sociais

Ägypten Anti-Regierungsproteste in Kairo
Manifestantes pedem a renúncia do Presidente egípcio no CairoFoto: Reuters/A. A. Dalsh

As manifestações aconteceram após uma convocação realizada nas redes sociais pelo empresário e ator Mohamed Ali, cujos vídeos e denúncias na internet impactaram a opinião pública egípcia. De Barcelona, onde diz que reside, Ali sacudiu as redes sociais de seu país com duras acusações de corrupção ao presidente, que acabaram viralizando.

O próprio Presidente respondeu a essas acusações, afirmando que os projetos realizados nos últimos cinco anos pelo seu Governo são da nação egípcia e que as acusações contra ele são "mentiras".

Embora a manifestação não tenha reunido uma grande quantidade de pessoas, as redes sociais destacaram a incomum concentração em um país em que os corpos de segurança atuam de forma incisiva diante de qualquer sinal de manifestação contra o governo.

ONGs como a Human Rights Watch criticaram duramente o governo egípcio pela repressão, e chegaram a rotular o país como "uma prisão ao ar livre".