1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Polícia proíbe novo protesto no Zimbabué

AFP | Reuters | gcs
19 de agosto de 2019

Polícia zimbabueana proibiu protesto antigovernamental marcado para esta segunda-feira em Bulawayo, a segunda maior cidade do país e um bastião da oposição. Autoridades justificam com "preocupações com a segurança".

https://p.dw.com/p/3O6hh
Simbabwe Zusammenstöße mit der Polizei wegen Demonstrationsverbot in Harare
Foto: Reuters/P. Bulawayo

A polícia zimbabueana voltou a proibir um protesto contra a administração do Presidente Emmerson Mnangagwa.

"Foi emitida uma proibição para Bulawayo devido a preocupações com a segurança", afirmou Paul Nyathi, porta-voz da polícia.

"Vários grupos de comerciantes também apelaram ao tribunal superior para não autorizar a marcha, porque muitos deles perderam as suas possessões em janeiro, quando houve protestos semelhantes."

Simbabwe Präsidentschaftswahl Emmerson Mnangagwa erklärter Wahlsieger
Presidente do Zimbabué, Emmerson MnangagwaFoto: Getty Images/D. Kitwood

O protesto em Bulawayo foi convocado pela maior força da oposição, o Movimento para a Mudança Democrática (MDC, na sigla em inglês). O partido acusa o Presidente Mnangagwa de má-gestão e de reprimir as vozes críticas no país.

Na semana passada, a polícia interditou outra manifestação em Harare. Mas centenas de pessoas desafiaram a proibição e foram para as ruas da capital, na sexta-feira (16.08), para protestar contra a pior crise económica da última década, com a inflação a atingir os 175% e com a falta de pão e combustível.

A polícia usou gás lacrimogéneo, canhões de água e cassetetes para dispersar os manifestantes. Várias pessoas ficaram feridas.

O líder do MDC, Nelson Chamisa, disse na sexta-feira que o partido continuaria a mobilizar pessoas para protestar contra o Governo, mas sublinhou que pretende evitar o derramamento de "sangue nas ruas".