1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

"Sadjundjira vai chorar Dhlakama", diz um dos moradores

Lusa | ar
4 de maio de 2018

A população de Sadjundjira, nas encostas da serra da Gorongosa, província moçambicana de Sofala, está incrédula com a morte de Afonso Dhlakama, líder da RENAMO

https://p.dw.com/p/2xAvF
Mosambik Treffen  Nyusi und Dhlakama in Gorongosa
Encontro na Gorongosa entre Filipe Nyusi (esq.) e Afonso Dhlakama (06.08.2017)Foto: Presidencia da Republica de Mocambique

"Ainda está difícil acreditar e digerir as informações de que o nosso protetor morreu" disse à agência Lusa Vicente Palega, um comerciante em Vanduzi, descrevendo Afonso Dhlakama como "verdadeiro humano".

Outro morador, Alfazema Gabriel, disse que estranhou o silêncio da circulação dos guerrilheiros no mercado local na quinta-feira (03.05), quando pelas primeiras horas começaram a circular as informações da morte do líder da Resistência Nacional Moçambicana.

"Foi um choque, ninguém ainda está a acreditar que Dhlakama morreu", disse Gabriel que tomou como certa a informação quando pela noite viu a caravana que trasladou o corpo do líder do maior partido da oposição para Beira."Sadjundjira vai chorar Dhlakama" precisou o comerciante, sustentando que "quando todos caírem na real", verão que perderam "um líder carismático difícil de se comparar".

Mosambik | Markt in Vanduzi im Zentrum Mosambiks kurz vor Waffenruhe zwischen Regierung und Oppositionspartei RENAMO
Mercado de rua em Vanduzi (Manica)Foto: DW/B. Jequete

Por sua vez, Magara Daude, outro morador da região, destacou que aos habitantes locais "não foi dado espaço para crer e chorar um homem da dimensão de Dhlakama", sustentando que gostava de homenageá-lo pelo seu trabalho na defesa da população.

"Foi um pai de todos aqui", disse Daude, manifestando a esperança que a morte do líder "não se transforme numa insegurança para a população".

Recorde-se que Afonso Dhlakama esteve escondido na serra da Gorongosa após duas emboscadas à sua caravana, em setembro de 2016, em Manica.

Um conflito armado entre 2016/17, envolvendo as forças governamentais e os guerrilheiros da RENAMO provocou a deslocação de várias populações.

Karte Mosambik Gorongosa National Park ENG
Saltar a secção Mais sobre este tema