1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Portugal lamenta morte "bárbara" de estudante cabo-verdiano

Lusa | ms
6 de janeiro de 2020

O Governo português lamenta a "barbara agressão" que resultou na morte de um estudante cabo-verdiano em Bragança, deixando garantias de que os responsáveis serão identificados e levados à justiça.

https://p.dw.com/p/3VkY6
Portugal, Lissabon: Justiz Symbolfoto
Foto: DW/J. Carlos

"Lamentamos profundamente a bárbara agressão de que resultou a morte, em Bragança, de um estudante cabo-verdiano. Os responsáveis serão identificados e levados à justiça", afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal através da sua conta na rede social Twitter. "Os cabo-verdianos são nossos irmãos e muito bem-vindos em Portugal", acrescentou o MNE.  

Em 21 de dezembro de 2019 o estudante cabo-verdiano do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) Luís Giovani dos Santos Rodrigues terá sido agredido por vários homens à saída de uma discoteca da cidade.   

Transportado para o Hospital de Santo António, no Porto, o estudante de 21 anos acabou por morrer em 31 de dezembro, segundo um comunicado da Embaixada de Cabo Verde em Lisboa.

Cabo Verde pede investigação célere

O ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, pediu "celeridade" no "esclarecimento cabal" pelas autoridades portuguesas da "trágica" morte do estudante e o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, adiantou também estar a acompanhar, através da Embaixada em Lisboa, os contornos da "morte brutal" do estudante.  

Jorge Carlos Fonseca
Jorge Carlos Fonseca, Presidente de Cabo VerdeFoto: Nélio dos Santos

"Ficamos chocados com esta morte e já pedimos, através do nosso embaixador em Lisboa, informações às autoridades portuguesas sobre as circunstâncias que levaram à morte do jovem cabo-verdiano", refere o ministro, citado numa nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde.

"Acreditamos na Justiça portuguesa e esperamos que tudo seja feito com celeridade com vista ao esclarecimento cabal desta morte trágica e que os responsáveis deste crime bárbaro sejam severamente punidos", acrescentou Luís Filipe Tavares.

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, também já anunciou que está a acompanhar, através da Embaixada em Lisboa, os contornos da "morte brutal" do estudante Luís Rodrigues.

O embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro, também pediu a clarificação "cabal" das circunstâncias da morte do estudante cabo-verdiano, após ferimentos graves sofridos durante a agressão em Bragança, onde estudava há dois meses.

Saltar a secção Mais sobre este tema