1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Protestos no Sudão: Cunho político e tom violento

AFP | AP | Reuters | Chrispin Mwakideu | tm
27 de dezembro de 2018

Onda de manifestações iniciada na última semana espalhou-se rapidamente. Sudaneses pedem renúncia do Presidente Omar al-Bashir que promete reprimir "traidores”. Manifestantes foram mortos e vários opositores presos.

https://p.dw.com/p/3Ag1r
Unruhen im Sudan - Proteste in Khartum
Onda de manifestações teve início na semana passada e rapidamente espalhou-se pelo paísFoto: Reuters/M.N. Abdallah

Os protestos, desencadeados pelo acentuado aumento no preço do pão - um alimento básico para a maioria dos sudaneses - também estarão relacionados à falta de comida e combustível.

Entretanto, Khansaa Al Kaarib, advogada e ativista dos direitos humanos sudanesa baseada em Londres, tem uma opinião diferente. Para ela, a crise económica não foi o principal motivo que levou aos recentes protestos, mas sim a insatisfação de longa data com o Governo de Al-Bashir.

"Esta onda de grandes manifestações no Sudão não aconteceu apenas por causa da crise económica, que é apenas um entre os muitos motivos destas manifestações que de repente espalharam-se pelo país," argumenta.

Protestos Sudão - MP3-Stereo

"A razão que leva os sudaneses a protestar é a destituição do regime. Sempre foi para que o regime demita-se. E foi por este motivo que as manifestações começaram", defende.

Na passada terça-feira (25.12), uma manifestação convocada por organizações profissionais e partidos da oposição terminou em violência na capital, Cartum.

A polícia usou gás lacrimogêneo e disparou tiros para dispersar milhares de pessoas que tentavam marchar até o palácio presidencial para exigir a renúncia de Omar al-Bashir

Cidadãos também têm veiculado na internet imagens dos violentos confrontos. Desde que a agitação começou, na última semana, autoridades declararam estados de emergência e toques de recolher em vários estados para impor a ordem.

Mortos, feridos e presos

O Governo do Sudão anunciou, nesta quarta-feira (26.12), que 17 pessoas morreram durante os protestos, além de 88 feridos e 519 detidos. Já a Amnistia Internacional disse na passada terça-feira que pelo menos 37 pessoas haviam sido mortas.

Suadan Präsident Omar Al Bashir
O Presidente sudanês, Omar al-BashirFoto: Reuters/M. Abdallah

O alto oficial do Governo do Presidente al-Bashir, Idris Suleman, pediu uma investigação sobre os assassinatos de manifestantes nos recentes protestos que abalam o país.

"Condenamos o assassinato e pedimos ao Governo que realize uma investigação. O sangue para nós não deve ser derramado", declarou.

O Presidente do Sudão, Omar al-Bashir, chegou ao poder depois de se unir aos islamistas no golpe militar de 1989 derrubando o então Governo eleito.

Em sua primeira aparição pública desde o início dos protestos, al-Bashir criticou os manifestantes, classificando-os como "traidores e sabotadores", e não poupou críticas ao Ocidente.

"Como vocês sabem, somos um país sob bloqueio. O Ocidente está a se aproveitar. Eles não querem que avancemos, simplesmente porque nós recusamos [as condições impostas por eles]. Mas nós ficaremos de joelhos somente perante Deus", disparou.

Al-Bashir, prometeu ainda "reformas reais para garantir uma vida decente para os cidadãos".