1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Putin exclui invadir Polónia ou Letónia

Lusa
9 de fevereiro de 2024

Presidente russo afastou a possibilidade de invadir a Polónia ou a Letónia, durante entrevista divulgada na quinta-feira. Vladimir Putin considerou ainda "impossível" uma derrota da Rússia na Ucrânia.

https://p.dw.com/p/4cE27
O Presidente russo, Vladimir Putin
Vladimir Putin durante entrevista a jornalista norte-americanoFoto: Tucker Carlson Network/REUTERS

"Não temos interesses na Polónia, na Letónia ou algures. Porque é que faríamos isso? Simplesmente não temos qualquer interesse [nisso]. (...) Está fora de questão", respondeu Vladimir Putin à questão "Imagina um cenário em que o senhor envia tropas russas para a Polónia?" durante uma entrevista ao apresentador norte-americano Tucker Carlson, divulgada na quinta-feira (08.02).

Guerra na Ucrânia

Sobre a Ucrânia, Putin afastou totalmente a possibilidade de derrota russa no Estado vizinho que invadiu, considerando-a "impossível, por definição". 

Como disse: "Há vociferações para infligir uma derrota estratégica à Rússia no campo de batalha. Na minha opinião, é impossível, por definição. Isso nunca acontecerá". 

A propósito desta guerra, assegurou que existe um número indeterminado de "mercenários dos EUA", que disse constituírem o segundo grupo mais numeroso destes combatentes, depois dos polacos e à frente dos georgianos. 

Putin disse também que o envio de soldados regulares dos EUA para combaterem na Ucrânia "colocaria a Humanidade à beira de um conflito global muito sério", em resposta ao apelo do líder dos democratas no Senado norte-americano, Chuck Schumer, para reforçar a ajuda ao país invadido. 

"Vocês têm problemas nas fronteiras com a imigração, problemas com a dívida de mais de 33 mil milhões de dólares... Não têm nada melhor para fazer? (...) Não seria melhor negociar com a Rússia para chegar a um acordo?", prosseguiu. 

Ainda sobre a Ucrânia, Putin disse que está pronto para negociar, mas que o Presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, "assinou um decreto que proíbe a negociação com a Rússia [porque] obedece a instruções dos países ocidentais". 

O Presidente russo, Vladimir Putin, em entrevista ao jornalista norte-americano Tucker Carlson
Vladimir Putin: "Há vociferações para infligir uma derrota estratégica à Rússia no campo de batalha. Na minha opinião, é impossível, por definição. Isso nunca acontecerá"Foto: Gavriil Grigorov/Russian President Press Office/dpa/picture alliance

Relação com os EUA

Por outro lado, sobre os EUA, Putin afastou a ideia de que a relação bilateral dependa de uma mudança na Presidência norte-americana, contrapondo que tem mais a ver com "a ideia de dominação" que os EUA têm do mundo. 

Como disse: "Não se trata de quem é o líder ou da personalidade de uma pessoa em concreto, mas das elites. É a ideia de dominação a todo o custo baseada nas forças dominantes da sociedade norte-americana". 

Reconheceu que teve uma boa relação com George Bush Jr, "e também [teve] essa relação pessoal com [Donald] Trump".

Ao refletir a seguir sobre os EUA, apontou: "É um país complexo. Conservador, por um lado, mas em rápida mudança, por outro... Não é fácil compreendê-lo".

Em particular, sobre o sistema eleitoral, questionou: "Quem toma as decisões nas eleições? Pode entender-se que cada Estado tenha as suas leis? Que se regule por sua conta?"

Inteligência artificial

Putin pronunciou-se ainda sobre Elon Musk, que considerou uma pessoa e um empresário "imparável" e advogou um "acordo internacional" para regular a inteligência artificial (IA).

Sobre este assunto, Putin opinou que a investigação genética é uma ameaça para a Humanidade, até ao ponto em que "agora é possível criar um super-humano", e depois comentou que Musk "já implantou um 'chip' no cérebro humano nos EUA". 

A propósito, comentou: "Creio que Elon Musk é imparável. Fará o que considere necessário. Não obstante, têm de encontrar uma base comum com ele. Encontrar formas de o persuadir. Creio que é uma pessoa inteligente. A sério. Mas precisam de chegar a um acordo com ele, porque esse processo precisa de ser formalizado e sujeito a certas regras". 

Putin disse ainda que se pode fazer "uma previsão aproximada do que se vai passar" com o desenvolvimento da genética e da IA, recordando o caso das armas nucleares, que progrediram até que os Estados entenderam que o seu uso negligente poderia levar à extinção e acordaram travá-las. 

"É impossível parar a investigação na genética, tal como era impossível parar o uso da pólvora no passado. Mas quanto antes nos dermos conta de que a ameaça vem do desenvolvimento incontrolado da IA, da genética ou de qualquer outro campo, será a altura de alcançar um acordo internacional sobre a regulação dessas coisas", acrescentou. 

Tucker Carlson é um polémico conservador e ex-apresentador da Fox News, próximo do ex-presidente Donald Trump, a quem apoia nas próximas eleições presidenciais norte-americanas. A entrevista foi transmitida no espaço próprio que Carlson tem agora na internet.

Conflitos e crises dominam Fórum de Davos