1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Quatro mortos em queda de avião de carga na Costa do Marfim

Lusa | Reuters | EFE
14 de outubro de 2017

Avião com dez pessoas a bordo transportava material para o Exército francês. Acidente ocorreu nas proximidades do aeroporto de Abidjan, logo depois da decolagem.

https://p.dw.com/p/2lpnh
Avião de carga Antonov caiu ao mar logo depois de decolarFoto: Reuters/A. Aboa

Um avião de carga que transportava material para o Exército da França caiu ao mar este sábado (14.10) pouco depois de decolar do aeroporto de Abidjan, no sul da Costa do Marfim. Pelo menos quatro pessoas morreram. Segundo o chefe do corpo de bombeiros da cidade, coronel Sakoh Issa, a aeronave transportava dez pessoas.

O ministro da Segurança do país, Sidiki Diakite, informou que as quatro vítimas eram da Moldávia. Quatro tripulantes de nacionalidade francesa e outros dois da Moldávia ficaram feridos. 

O acidente ocorreu a poucos metros da costa, à altura de Port Bouet. Os serviços de emergência chegaram rapidamente ao terreno. Imagens difundidas pelos meios de comunicação marfinenses mostram um avião de pequeno porte partido em dois e encalhado à margem de uma praia.

A aeronave Antonov fazia parte da operação antiterrorista Barkhane. O governo francês mantém uma missão com 4 mil membros do exército na região do Sahel para apoiar países a combater jihadistas. A base militar em Abidjan oferece apoio logístico para as operações.  

Um grave acidente de aviação aconteceu em 2000 na Costa do Marfim, quando uma aeronave da companhia queniana Kenya Airways caiu com 179 pessoas a bordo, também no mar, depois de ter descolado do aeroporto internacional de Abidjan. Apenas uma dezena de passageiros sobreviveu.