1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

RENAMO anuncia candidatos a governadores provinciais

29 de junho de 2019

Maior partido da oposição em Moçambique elegeu as figuras que vão concorrer nas eleições gerais de 15 de outubro. RENAMO faz marchas em várias províncias e porta-voz diz que "vitória" é a palavra de ordem.

https://p.dw.com/p/3LKN7
Ricardo Tomás (ao centro) foi eleito candidato a governador provincial em TeteFoto: DW/A.Zacarias

O maior partido da oposição em Moçambique, a Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), fez marchas em várias províncias este sábado (29.06) para comemorar a escolha dos candidatos aos governos provinciais que vão concorrer nas eleições gerais de 15 de outubro.

A eleição interna dos membros da RENAMO nas respetivas províncias começou esta sexta-feira (28.06). Para a província da Zambézia, Manuel de Araújo, atualmente presidente do conselho autárquico de Quelimane, foi escolhido como candidato a governador, eleito num clima de agitação depois de sua candidatura ter sido retirada sem o seu consentimento. O seu nome voltou a constar na lista de candidatos só depois de o líder da RENAMO, Ossufo Momade, ter intervido a favor de Araújo.

RENAMO anuncia candidatos a governadores provinciais

Além do líder do partido, centenas de cidadãos estiveram presentes na sede do partido no momento da votação para apoiarem Manuel de Araújo na sua corrida para o cargo de governador. Manuel de Araújo foi eleito com 37 votos dos 40 delegados. José Manteigas teve três votos e Maria Inês não obteve nenhum apoio.

Em declaração à imprensa, Manuel de Araújo disse que vai vencer as eleições em outubro. "Esta terra é nossa e nós temos o direito de governar esta terra. Eu não prometo nada. A única promessa que faço é muito trabalho, e o resultado dependerá da nossa entrega, do nosso esforço, e também da nossa capacidade. Eu quero que no dia 15 de outubro, onde está o presidente Dhlakama [antigo líder do partido], que ele diga que 'os meus miúdos estão a dar conta do recado'", afirmou a seus apoiantes.

Resultados nas outras províncias

Na província de Manica, foi eleito Alfredo Magumisse, porta-voz da Comissão Política Nacional da RENAMO. Apoiantes marcharam em ruas e avenidas da capital Chimoio em saudação do recém-eleito cabeça de lista a governador. Na província de Tete, será Ricardo Tomás, que já foi ex-candidato a presidente do município de Tete em 2013 pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM), a concorrer ao cargo de governador provincial. 

Mosambik Quelimane Wahlen
Apoiantes comemoram escolha de Manuel de Araújo como candidato na ZambéziaFoto: DW/Marcelino Mueia

Na província de Sofala, a RENAMO elegeu Noé Marimbique depois de Elias Dhlakama, o irmão do falecido Afonso Dhlakama, ter declinado o convite para ser candidato a governador alegando ter sido "surpreendido" com a proposta.

Elias Dhlakama disse que só soube que o seu nome era o preferido para se candidatar a governador da província de Sofala na sessão do Conselho Provincial do partido, não tendo tido tempo para informar a sua família sobre essa decisão.

Na província de Nampula, foi indicado o nome de Luís Trinta Mecupia, enquanto para a província de Cabo Delgado foi escolhida Angela Maria Eduardo. Na província do Niassa, foi nomeado o deputado Hilario Waite. Em Inhambane, o candidato é Daniel Machamale e, em Gaza, Mouzinho Gama. Na província de Maputo, foi escolhido o deputado António Muchanga. 

Vitória, palavra de ordem

José Manteigas foi claro ao destacar o que espera o seu partido dos novos governadores provinciais. "Espera-se quadros à altura para uma governação não-corrupta, não-clientista, uma governação ao serviço dos moçambicanos", afirmou.

Para o porta-voz da RENAMO, a palavra de ordem nos próximos meses é a vitória nas eleições gerais. "Olhamos para o dia 15 de outubro como o dia da vitória, como a meta da vitória", disse.

"Queremos colocar o presidente Ossufo Momade na ponta vermelha, queremos governar este país. Queremos a maioria na Assembleia da República para podermos aprovar leis que devem catapultar o desenvolvimento do nosso povo", acrescentou.

Saltar a secção Mais sobre este tema