1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Hermínio Morais, cabeça de lista da RENAMO para Maputo

Leonel Matias (Maputo)
19 de setembro de 2018

RENAMO tem novo cabeça de lista às autárquicas para Maputo: O Major General na reserva Hermínio Morais.

https://p.dw.com/p/35Bul
Mosambik Präsentation des Renamo-Kandidaten | Hermínio Morais
Hermínio Morais Foto: DW/L. Matias

A RENAMO veio a público esta quarta-feira (19.09) conformar-se com o acórdão do Conselho Constitucional que rejeita a candidatura de Venâncio Mondlane como cabeça de lista do seu partido na cidade de Maputo, mas deixou claro que não concorda com o posicionamento daquele órgão.

O mandatário do partido, André Magibire, reiterou numa conferência de imprensa que a RENAMO interpôs recurso porque a deliberação da Comissão Nacional de Eleições (CNE) em relação ao afastamento de Venâncio Mondlane tinha como base uma reclamação de uma pessoa ilegítima, no caso vertente o Movimento Democrático de Moçambique (MDM).

Magibire considerou, igualmente, que Venâncio Mondlane foi afastado da corrida eleitoral em violação da Constituição por ter renunciado a um mandato como membro da Assembleia municipal para se tornar deputado do Parlamento.

Mudança com impactoO mandatário da RENAMO anunciou que perante a recusa da Comissão Nacional de Eleições e do Conselho Constitucional, o partido decidiu que "o número dois pela cidade de Maputo, que é o general Hermínio Morais, passa a ser cabeça-de-lista”.

Mosambik Präsentation des Renamo-Kandidaten | Hermínio Morais
Herminio Morais (esq.), André Magibire (meio) e Venâncio MondlaneFoto: DW/L. Matias

André Magibire admite que esta mudança poderá ter um impacto na forma como o partido estava a preparar-se para as eleições, sublinhando que Venâncio Mondlane goza de muita popularidade.

"Torna-se mais frustrante ainda quando nós sabemos que isso é fruto de uma perseguição".

Conhecidos candidatos de outros partidos

A mudança do cabeça de lista da RENAMO na cidade de Maputo acontece numa altura em que já são conhecidos os candidatos dos outros partidos e está em curso a pré campanha eleitoral. Mas André Magibire desdramatiza afirmando que "para os munícipes de Maputo, o general Hermínio Morais já é sobejamente conhecido. É verdade que teremos que redobrar os esforços".

Para o mandatário da RENAMO constitui, igualmente, uma vantagem para o seu partido o facto das formações políticas concorrentes aparecem em primeiro plano no boletim de voto, num contexto em que os munícipes de Maputo conhecem a RENAMO.O novo cabeça de lista, Hermínio Morais é um antigo guerrilheiro da RENAMO atualmente com a patente de Major General na Reserva. Participou nas negociações que culminaram com a assinatura do Acordo de Paz em Roma em 1992 e na formação do exército unificado. Já fez parte do Conselho Nacional de Defesa e Segurança e recentemente foi nomeado Administrador não Executivo da Empresa Estatal de Petróleos, Petromoc.

RENAMO anuncia novo candidato para Maputo após ter o recurso chumbado pelo Conselho Constitucional

Presparado para um novo desafio

Hermínio Morais afirma estar preparado para o novo desafio.

"Encontro-me preparado desde o princípio, uma vez que faço parte da lista (dos membros a Assembleia Municipal) e cabe a todos os membros dessa lista fazerem um trabalho árduo e preciso em conjunto de forma a vencermos o município de Maputo".

Questionado se não sairia prejudicado com a apresentação tardia, afirmou que "nós sempre trabalhamos juntos, eu e o Venâncio, e os ideais do Venâncio são os ideais da RENAMO e os ideais da RENAMO são os ideais de todo o munícipe de Maputo", destacou Morais.

Mondlane porta-voz da campanhaPor seu turno, Venâncio Mondlane foi indicado como porta-voz da campanha eleitoral da RENAMO na cidade de Maputo.

Mosambik Kommunalwahl 20.11.2013 Maputo Bürgermeister Mondlane
Foto: picture-alliance/dpa

Mondlane comentou o seu afastamento pelo Conselho Constitucional considerando ter sido uma pena que um órgão com a vocação de ser o último recurso para aspetos da estabilidade jurídico-constitucional do país se tenha furtado em entrar em matéria de fundo e de substância.

"Acho que é uma pena porque era uma oportunidade de se fazer uma pedagogia para uma situação em que estava a sociedade dividida na interpretação da norma em si, esse é o primeiro aspeto. Segundo, o que vou dizer é apenas uma mensagem para os maputenses: penso que esta é uma oportunidade de todos nos juntarmos para que de uma vez por todas possamos resgatar esta cidade".

Um outro concorrente à cabeça de lista na cidade de Maputo, cuja candidatura foi rejeitada, Samora Machel Júnior, considerou que as decisões tomadas pelo Conselho Constitucional e a Comissão Nacional de Eleições que culminaram com o seu afastamento da corrida eleitoral "privam muitos milhares de munícipes de expressarem de forma livre e expontânea a sua opinião, o seu direito de fazer parte de um processo em que pudessem contribuir para a melhoria das suas vidas".

 

Saltar a secção Mais sobre este tema