1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

RENAMO atacou comitiva do Governo em Manica, diz polícia

Bernardo Jequete (Chimoio)29 de março de 2016

Segundo o comando provincial da Polícia da República de Moçambique, homens armados do maior partido da oposição atiraram contra caravana. Houve três feridos ligeiros. RENAMO não se pronunciou sobre incidente.

https://p.dw.com/p/1ILZC
Cidade de Chimoio, na província de ManicaFoto: DW/Johannes Beck

Uma comitiva do Governo foi atacada por homens armados na província de Manica, no centro de Moçambique, esta segunda-feira (28.03). A polícia atribui o ataque à RENAMO, o principal partido da oposição.

Três pessoas ficaram feridas no ataque, na localidade de Nhamatema, no troço Vanduzi-Honde. A caravana constituída por dezenas de viaturas, com escolta policial, regressava à cidade de Chimoio, depois de participar nas cerimónias comemorativas dos 99 anos da revolta de Bárué contra o regime colonial.

Vendedores que se encontravam naquela zona, professores e alunos abandonaram o local em debandada. "Havia pessoas a vender bolos e outras a comer. Os alunos fugiram. As pessoas deixaram cair roupas ao fugir das suas casas", contou à DW África um morador que testemunhou o incidente.

Mozambik Leonardo Colher
Leonardo Colher, da PRM: "Não temos dúvidas de que foram homens da RENAMO"Foto: DW/Bernardo Jequete

O diretor provincial do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Mouzinho Carlos, mandatário do governador de Manica, e o o comandante provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), Armando Mude, que integravam a comitiva, saíram ilesos.

"De imediato, as forças de segurança efetuaram um desdobramento no terreno com vista a localizar os autores dos disparos. Tendo em conta que a população estava naquele local evitou-se responder nas mesmas proporções", explica Leonardo Colher, chefe de relações públicas do comando provincial da PRM em Manica.

O episódio ocorre um dia depois de a polícia ter apreendido material bélico na sede da RENAMO em Maputo e em propriedades do líder partidário Afonso Dhlakama. Segundo a polícia, homens armados do partido oposicionista irromperam pela estrada e regressaram às matas.

"Não temos dúvidas de que se trata de homens armados da RENAMO que se disfarçaram e estavam misturados com a população", diz Colher. "Em função da nossa resposta no terreno, não durou por muito tempo, não perturbou o trânsito no local."

Investigações

Os disparos de armas de alto calibre, incluindo metralhadoras, deixaram vestígios em Nhamatema, na estrada nacional número 7 (N7), que liga Chimoio a Tete.

Os populares dizem estar cansados de tiroteios na zona residencial e pedem aos intervenientes que resolvam a situação a curto prazo.

"A polícia está a fazer o seu trabalho de investigação para identificar os autores e responsabilizá-los por esta atitude", garante o porta-voz da PRM.

Tentámos obter uma reação de membros da RENAMO, por telefone, sem sucesso. A delegação do partido em Chimoio também estava de portas fechadas.

[No title]

O ataque à comitiva governamental de Manica é mais um episódio da tensão político-militar que se vive em Moçambique. A RENAMO insiste que, até ao final deste mês, vai governar nas seis províncias onde reivindica vitória nas eleições gerais de 2014.