1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

RENAMO reitera compromisso com a paz em homenagem a Dhlakama

Lusa | bd
3 de maio de 2020

O presidente da RENAMO, Ossufo Momade, disse este domingo em Maputo que o principal partido da oposição moçambicana está empenhado na preservação da paz, em homenagem ao espírito do seu falecido líder Afonso Dhlakama.

https://p.dw.com/p/3biaR
Mosambik: Ossufo Momade, Chef der größten Oppositionspartei RENAMO
Foto: Getty Images/A. Barbier

Passam este domingo (03.05) dois anos após a morte por doença do histórico líder da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) Afonso Dhlakama, que dirigiu a organização durante 39 anos.

Para assinalar o aniversário da morte de Afonso Dhlakama, o atual líder do principal partido da oposição dirigiu-se, num discurso, aos quadros do partido na sede em Maputo, num contexto condicionado pelas medidas de prevenção da covid-19.

Ossufo Momade disse que o partido está comprometido com o processo de Desmobilização, Desarmamento e Reintegração (DDR) dos guerrilheiros da RENAMO, no quadro do acordo de paz assinado em agosto do ano passado, em memória de Afonso Dhlakama.

"Celebramos esta data com tristeza, mas fazemo-lo com alegria, porque temos o orgulho de termos tido um líder carismático como ele [Afonso Dhlakama]", afirmou Ossufo Momade.

Estabilidade política em Moçambique

Mosambik Letzte Hommage an Afonso Dhlakama in Zambezia
Afonso Dhlakama morreu em 2018 e foi presidente da RENAMO entre 1979 e 2018Foto: DW/M. Mueia

Ossufo Momade avançou que o espírito e vontade de Afonso Dhlakama de assegurar a paz no país vai orientar a determinação do partido em manter a estabilidade política em Moçambique. Afonso Dhlakama, que morreu em 2018, foi presidente da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) entre 1979 e 2018. Tinha 65 anos. Formalmente, foi eleito líder em pelo menos cinco congressos. 

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, e o atual líder da Renamo assinaram em agosto do ano passado um acordo de paz, que preconiza o DDR.

Desde então, ainda nenhum guerrilheiro entregou as armas, excetuando 10 oficiais da Renamo indicados para integrar o Comando-Geral da Polícia moçambicana e que concluíram instrução em novembro.

Em entrevista recente à Lusa, Ossufo Momade disse que o desarmamento vai abranger 5.000 guerrilheiros da Renamo, avançando que o processo iria arrancar em breve.