1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Reviravolta ministerial em Moçambique

Lusa | gcs
13 de dezembro de 2017

De uma assentada, o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, exonerou quatro ministros, incluindo o chefe da diplomacia, Oldemiro Balói. Imprensa moçambicana fala numa "decisão sem precedentes".

https://p.dw.com/p/2pFiJ
Foto: DW/B. Jequete

O Presidente moçambicano exonerou, de uma só vez, quatro membros do seu Governo, responsáveis por pastas de peso. Segundo o jornal moçambicano "O País", esta é uma "decisão sem precedentes no atual Executivo".

Filipe Nyusi exonerou, por despacho, José Pacheco, ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, Ernesto Tonela, ministro da Indústria e Comércio, e Letícia Klemens, ministra dos Recursos Minerais e Energia. Também foi exonerado Oldemiro Balói, ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, no cargo desde 2008.

No comunicado da Presidência, divulgado na terça-feira à noite (12.12), não são adiantados os motivos da remodelação governamental, nem quem ocupará os lugares.

O documento refere apenas que as exonerações foram feitas de acordo com as competências atribuídas pela Constituição ao chefe de Estado.

Saltar a secção Mais sobre este tema