1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Ronny Marcos, o primeiro moçambicano na principal liga de futebol da Alemanha

Nádia Issufo1 de dezembro de 2014

Pela primeira vez um moçambicano milita na Bundesliga, a principal liga de futebol da Alemanha. Chama-se Ronny Marcos e veste a camisola do HSV de Hamburgo, equipa que atualmente está na cauda da tabela.

https://p.dw.com/p/1DxUz
O jogador moçambicano durante a sua estreia no principal campeonato alemão contra o FC AugsburgFoto: Getty Images/Alexander Hassenstein/Bongarts

Ronny Marcos nasceu em Oldenburg, na região de Holstein, no norte da Alemanha em 1993. Como os seus pais são moçambicanos, pediu com sucesso a nacionalidade moçambicana em 2013. Antes de ingressar no HSV de Hamburgo, Marcos jogou nas camadas juvenis do VfB Lübeck e no Hansa Rostock, clube da terceira divisão da Alemanha.

Neste sábado (29.11), vestiu pela primeira vez a camisola da equipa principal do Hamburgo, que defrontou o Augsburgo na 13ª jornada da Bundesliga. A partida terminou com o resultado de três a um, com vitória do Augsburgo. Tornou-se assim o primeiro moçambicano a participar num jogo da principal liga alemã.

Marcos foi contratado pelo Hamburgo em janeiro de 2013. Mas a estreia de Ronny Marcos, entretanto, acontece apenas no meio da competição. Um facto que é explicado por Johannes Beck, chefe da redação de língua portuguesa da DW para África, que há anos segue o percurso do Hamburgo: "Até agora, Ronny Marcos fez parte da segunda equipa dao Hamburgo (HSV II), equipa da quarta divisão da Alemanha, a Regionalliga Nord. Agora que a equipa da segunda divisão de Hamburgo jogou tão bem e conseguiu vencer ou empatar nos primeiros 17 jogos, ele teve a chance de jogar também pela primeira esquipa do Hamburgo."

Para além do bom desempenho da segunda equipa do Hamburgo, o técnico do HSV fez os seus testes, explica Johannes Beck: "O treinador do Hamburgo, Joe Zinnbauer, quis experimentar novos jogadores na equipa principal, pois ela está na 17ª posição da principal liga. Como também não gostou do desempenho dos jogadores que atuam na posição do meio campo esquerdo, como Zoltán Stieber e Ivo Iličević, então apostou com Marcos num novo jogador da segunda equipa do Hamburgo."

Um desempenho razoável na estreia

Fußball Regionalliga VfL Wolfsburg II and Hamburger SV II Ronny Marcos
Ronny Marcos num jogo da segunda equipa do Hamburgo contra a segunda equipa do VfL WolfsburgFoto: Getty Images/Bongarts/J. Sielski

Apesar das tentativas do treinador, o Hamburgo não foi muito além. Mas a equipa derrotada pelo FC Augsburg ainda assim, conseguiu terminar a primeira parte do embate a vencer por uma bola sem resposta.

O desempenho do jogador moçambicano foi bom segundo Johannes Beck, mas não tão marcante: "Acho que jogou bem, dentro do nível da sua equipa. A primeira metade também foi melhor para ele e na segunda metade do jogo ele não conseguiu impor-se ao Augsburgo."

Beck diz ainda que "ele foi o jogador do Hamburgo que mais distância percorreu durante o jogo, 13,2 kilometros, a equipa teve uma média de 10,7 kilometros, mas teve um desempenho meio fraco em termos de duelos. Venceu apenas 47% dos seus duelos e os passes também podiam ter sido melhores."

Mais possibilidades de mostrar o seu valor?

Fußball Regionalliga Nord 13. Spieltag VfR Neumünster Hamburger SV II Ronny Marcos
Ronny Marcos jogando pela segunda equipa do HSV - Hamburger Sport-VereinFoto: imago/Michael Schwarz

O jovem jogador teve a oportunidade para mostrar não só ao treinador, mas também aos adeptos do Hamburgo, o que vale.

Quais são as perspetivas de Marcos nesta equipa da primeira divisão? Para o chefe da redação de língua portugesa da DW para a África ele estará dividido: "Acho que terá mais possibilidades para jogar na primeira divisão. Provavelmente continuará a jogar normalmente pela segunda equipa do Hamburgo na quarta divisão. Mas de vez em quando deverá ter a possibilidade para durante os jogos da primeira equipa fazer uma substituição na Bundesliga. Ou então, se conseguir jogar bem e aumentar as suas qualidades, deverá ter também chances para jogar a partir do início."

Em junho de 2013 Ronny Marcos tentou vestir a camisola dos Mambas, a seleção moçambicana de futebol, nas partidas de qualificação para o mundial de 2014 no Brasil contra a Guiné Conacry e o Marrocos.

O antigo selecionador de Moçambique, o alemão Gerd Engels, até tentou a sua convocação, mas como Marcos não tinha o passe não foi possível.

Clube histórico ameaçado de despromoção

Entretanto o desempenho do Hamburgo nos últimos três anos tem sido mau. A equipa do norte da Alemanha esteve várias vez ameaçada de descer para a segunda liga. Até agora, o HSV é o único clube alemão que sempre jogou na primeira divisão desde a fundação da Bundesliga em 1963.

[No title]

A maior vitória do HSV foi a Taça dos Clubes Campeões Europeus (hoje a Liga dos Campeões da UEFA) em 1982/83. O clube soma seis campeonatos da Alemanha e três taças da Alemanha, a última em 1987 foi também o último título do clube.

Saltar a secção Mais sobre este tema