1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Ruanda anuncia destruição de esconderijos de terroristas

Lusa
14 de fevereiro de 2022

As forças governamentais de Moçambique e do Ruanda destruíram "novos" esconderijos de terroristas e mataram dois rebeldes, no distrito de Palma, província de Cabo Delgado, anunciou hoje o Ministério da Defesa ruandês.

https://p.dw.com/p/46zJR
Foto: Estácio Valoi/DW

Numa nota que divulgou no seu portal, aquele ministério avança que os novos abrigos dos terroristas foram desativados em Nhica do Rovuma e em Pundanhar, na zona oeste do distrito.

Os insurgentes que se encontravam acampados nesses abrigos fugiram em direção a Muidumbe, uma zona sob atuação da Missão Militar da África Austral (SAMIM), que também combate os grupos armados em Cabo Delgado, refere o Ministério da Defesa do Ruanda.

O texto adianta que as mais recentes operações militares resultaram no resgate de 17 civis durante a fuga dos insurgentes.

Entre as pessoas resgatadas incluem-se mulheres e crianças, tendo dois dos rebeldes sido capturados e outros dois mortos na posse de armas ligeiras.

Mulheres soldado ruandesas em Moçambique

Insurgentes "muito fragilizados"

O comandante ruandês P. Mihizi disse às tropas conjuntas que os grupos armados estão muito fragilizados, mas a vigilância às movimentações do inimigo não deve ser relaxada, refere-se na nota.

A província de Cabo Delgado é rica em gás natural, mas aterrorizada desde 2017 por rebeldes armados, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

O conflito já provocou mais de 3.100 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED, e mais de 817 mil deslocados, de acordo com as autoridades moçambicanas.

Desde julho, uma ofensiva das tropas governamentais com o apoio do Ruanda a que se juntou depois a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) permitiu aumentar a segurança, recuperando várias zonas onde havia presença de rebeldes.