1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Desporto

Sadio Mané eleito melhor jogador de África de 2019

ms | EFE | AFP
8 de janeiro de 2020

O egípcio Mohamed Salah e o argelino Riyad Mahrez estavam nomeados, mas quem venceu o prémio de melhor jogador africano de 2019 foi o avançado senegalês Sadio Mané, do Liverpool.

https://p.dw.com/p/3VsZ4
Foto: Reuters/A.A. Dalsh

"Estou muito feliz e orgulhoso por ganhar este troféu", disse o senegalês Sadio Mané, que venceu o prémio de melhor do continente africano pela primeira vez na sua carreira.

A cerimónia foi realizada esta terça-feira (07.01) pela Confederação Africana de Futebol (CAF), na cidade de Hurghada, no Egito, com Samuel Eto'o, quatro vezes vencedor do troféu, como anfitrião.

Além do senegalês de 27 anos, estavam também nomeados o avançado egípcio Mohamed Salah, o seu companheiro no clube inglês Liverpool que venceu as duas edições anteriores do prémio, e o argelino Riyad Mahrez, do Manchester City.

O jogador senegalês, juntamente com os outros dois finalistas, também faz parte da seleção ideal de africanos de 2019. Desse 11 fazem parte o guarda-redes André Onana (Camarões), os defesas Serge Aurier (Costa do Marfim), Joel Matip (Camarões), Kalidou Koulibaly (Senegal) e Achraf Hakimi (Marrocos), além de Idrissa Gueye (Senegal), Riyad Mahrez e Hakim Ziyech (Marrocos) no meio-campo e de Mohamed Salah, Pierre-Emerick Aubameyang (Gabão) e Sadio Mané no ataque.

O senegalês começa o novo ano em grande, depois de ter ficado em quarto lugar na votação da Bola de Ouro de 2019, conquistada pela sexta vez pelo argentino Lionel Messi. Muitos observadores e ex-jogadores acreditavam que Mané seria o sucessor de George Weah, o único jogador africano a conquistar a Bola de Ouro, em 1995.

Hakimi, que está no Borussia Dortmund e pertence ao Real Madrid, foi eleito o Melhor Jogador Jovem de África, superando os avançados nigerianos Samuel Chukwueze, do Villarreal, e Victor Osimhen, do Lille.