1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Serra Leoa: Taco a taco nas eleições presidenciais

AFP | Lusa | DPA | gcs
12 de março de 2018

Candidato da oposição vai ligeiramente à frente na contagem dos votos, segundo os últimos resultados provisórios. Concorrente do partido no poder segue 15.000 votos atrás. Cenário mais provável será segunda volta.

https://p.dw.com/p/2u8lk
Wahlen in Sierra Leone  2018
Foto: DW/A.-B. Jalloh

Julius Maada Bio, candidato do maior partido da posição à Presidência da Serra Leoa, lidera na contagem dos votos.

Bio, do Partido do Povo da Serra Leoa (SLPP), vai à frente com 43,4% dos votos, de acordo com os resultados provisórios divulgados no domingo (11.03) pela Comissão Nacional Eleitoral. Samura Kamara, o candidato do Congresso de Todos os Povos (APC, no poder), seguia pouco atrás com 42,6% dos votos, numa altura em que já foram apurados os resultados de 75% das assembleias.

Face a estes valores, o cenário mais provável será a realização de uma segunda volta das eleições presidenciais, uma vez que, para vencer na primeira volta, é necessário que um dos candidatos conquiste mais de 55% dos votos.

Wahlen in Sierra Leone
Fila para votar nas eleições gerais de de 7 de março na Serra LeoaFoto: DW/Abu-Bakarr Jalloh

Eleições "credíveis e transparentes"

Mais de três milhões de eleitores da Serra Leoa foram chamados às urnas a 7 de março para eleger o sucessor de Ernest Bai Koroma, que está na Presidência desde 2007. Na corrida participaram 16 candidatos. Os serra-leoneses foram também chamados a escolher a nova composição do Parlamento.

Os observadores da União Europeia consideraram, no final da semana passada, que as eleições na Serra Leoa foram "credíveis, bem organizadas e transparentes". Registaram, no entanto, episódios "de violência e de intimidação contra candidatos e ativistas que afetaram o processo eleitoral".

Uma organização sediada em Freetown, a Campanha Internacional pelos Direitos Humanos e Desenvolvimento (CHRDI, na sigla em inglês) criticou a polícia por "espancar manifestantes desnecessariamente" durante tumultos na capital entre apoiantes dos dois maiores partidos.

A divulgação dos resultados finais das eleições na Serra Leoa está prevista para os próximos dias. Se os resultados dos candidatos se mantiverem, uma segunda volta das presidenciais deverá realizar-se duas semanas depois.