1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Serra Leoa vai ter segunda volta das presidenciais

Lusa
14 de março de 2018

Candidato da oposição ficou ligeiramente à frente nas eleições presidenciais da Serra Leoa, mas não conseguiu votos necessários para ser eleito à primeira volta. Próxima votação será daqui a duas semanas.

https://p.dw.com/p/2uHow
Foto: DW/A.-B. Jalloh

Uma segunda volta irá opor a 27 de março os dois principais partidos da Serra Leoa, anunciou na terça-feira (13.03) a Comissão Eleitoral Nacional daquele país, com a publicação dos resultados finais das eleições de 07 de março.

O candidato do principal partido da oposição, o SLPP, Julius Maada Bio, obteve 43,3% dos votos, ficando ligeiramente à frente do partido no poder, o APC, Samura Kamara, que conseguiu 42,7%, o que significa uma diferença de cerca de 15 mil votos.

A 07 de março, os habitantes da Serra Leoa acorreram às urnas para eleger um novo Presidente, vice-Presidente, membros do parlamento e conselheiros locais.

O APC e o SLPP têm vindo a revezar-se no poder desde a independência do país, em 1961. A Serra Leoa esteve mergulhada numa guerra civil entre 1991 e 2002, um conflito que fez cerca de 120 mil mortos.

As missões de observadores internacionais e da sociedade civil, nomeadamente a da União Europeia, saudaram o facto de se ter realizado na Serra Leoa uma campanha globalmente pacífica, com um escrutínio a evoluir bem. No entanto, lamentaram um "aumento da intimidação e dos atos de violência na última semana" de campanha e após o fecho das urnas.