1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Novo Governo sãotomense toma posse na segunda-feira

30 de novembro de 2018

Cerimónia de tomada de posse do novo primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus, e dos restantes membros do Governo, terá lugar na segunda-feira.

https://p.dw.com/p/39Ezy
Galerie - São Tomé e Príncipe
Foto: DW/R. Graça

A tomada de posse do novo primeiro-ministro sãotomense, Jorge Bom Jesus, e dos restantes membros do Governo, inicialmente marcada para sábado (01.12.) foi adiada para segunda-feira (03.12.), indicou fonte da Presidência da República.

"A cerimónia foi adiada porque era preciso que o Sr. Presidente tivesse em sua posse a composição de todo o Governo, fazer um decreto e depois dar posse no dia seguinte. Mas já não vamos a tempo porque o MLSTP ainda não enviou todos os nomes das pessoas que farão parte do Governo", disse à agência de notícias Lusa Hélia Fernandes, assessora de comunicação do Presidente Evaristo Carvalho.

Correlação de forças

Recorde-se, que o Presidente da República de São Tomé e Príncipe nomeou como primeiro-ministro o líder do MLSTP-PSD, na quinta-feira (29.11.), uma decisão que justificou com "a atual correlação de forças" no Parlamento e "os superiores interesses" do país.

"É, nos termos da alínea g) do artigo 81.º, conjugado com o número 1 do artigo 110.º, ambos da Constituição da República, e sob proposta do partido MLSTP-PSD [Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata], nomeado para o exercício do cargo de primeiro-ministro e chefe do XVII Governo Constitucional o senhor Jorge Lopes Bom Jesus", lê-se no decreto do Presidente sãotomense, Evaristo Carvalho. O chefe de Estado refere, no decreto, ter ouvido os partidos políticos com assento parlamentar na Assembleia Nacional, resultante das eleições legislativas realizadas em 07 de outubro, justificando a sua decisão com a "atual correlação de forças políticas nessa mesma assembleia, e tendo em conta os superiores interesses da Nação".

Evaristo de Carvalho
Evaristo de CarvalhoFoto: DW/R. Graça

O partido Ação Democrática Independente (ADI), vencedor nas eleições legislativa de 07 de outubro, tinha indicado Álvaro Santiago, antigo ministro da Educação e ex-vice-governador do Banco Central de São Tomé e Príncipe (BCSTP) para o cargo de primeiro-ministro. 

Patrice Trovoada, líder da ADI e primeiro-ministro cessante, anunciou, na quarta-feira (28.11.), a suspensão das suas funções como presidente do partido por considerar que Álvaro Santiago não tinha o perfil necessário para alcançar um Governo de base alargada ou de unidade nacional.

A ADI venceu as eleições com maioria simples - 25 dos 55 deputados da Assembleia Nacional - e reclamou o direito constitucional de formar Governo.O MLSTP-PSD foi o segundo partido mais votado nas últimas eleições, elegendo 23 deputados, e assinou com a coligação PCD-UDD-MDFM, que tem cinco assentos parlamentares, um acordo de incidência parlamentar, reclamando terem uma maioria absoluta (28 deputados), que garante a sustentabilidade parlamentar necessária para formar Governo, composto pelas duas forças.

São Tomé e Prínbcipe : Governo toma posse na segunda-feira

MLSTP/PSD regressa ao poder

Com a mudança política verificada em São Tomé e Príncipe, o MLSTP/PSD, regressa ao poder com a nomeação de Jorge Bom Jesus para chefiar o novo executivo no arquipélago lusófono. Deodato Capela secretário do CIP (Centro de Integridade Pública) considera a decisão do Chefe de Estado a mais acertada para a atual situação que o país enfrenta e apela para que prevaleçam os princípios consagrados no acordo de incidência parlamentar entre MLSTP/PSD PCD MDFM-UDD.

"Nós sãotomenses pedimos que acima de tudo haja estabilidade e bom censo em beneficio do povo destas ilhas".

Pelo mesmo diapasão Hamilton Vaz, jurista e então mandatário da coligação disse que o Presidente da República Evaristo Carvalho não tinha outra saída e que cumpriu o que está estabelecido na Constituição

"O Presidente apenas cumpriu a Constituição... É pena que a decisão tenha sido tardiamente, porque isto piorou a situação em que vivem os são-tomenses...é isto que devemos lamentar".

Afastamento de Patrice TrovoadaAntes de ter sido anunciado o nome de Jorge Bom Jesus para o cargo de primeiro-ministro do décimo sétimo Governo constitucional, tiveram lugar duas tentativas falhadas para a escolha de uma nome de consenso por parte da Ação Democrática Independente ( ADI) que venceu as eleições com maioria simples. Mas, segundo a sociedade civil o anúncio concernente ao afastamento de Patrice Trovoada do ADI foi uma medida estratégica, como disse à DW África Deodato Capela.

Patrice Trovoada
Patrice TrovoadaFoto: DW/R. Graça

"Foi uma decisão acertada, porque de facto a imagem de Patrice Trovoada, não foi das melhores. Durante a primeira república as pessoas diziam que no fim do mandato o Presidente Pinto da Costa nunca mais iria governar, mas passado algum tempo ele regressou à liderança do país. Talvez o caso de Patrice Trovoada seja um pouco semelhante...Trata-se de uma questão de gestão da sua imagem, uma medida que terá sido aconselhada por consultores para que Patrice volte mais tarde".

Com a divisão interna no seio da ADI, atualmente sem uma liderança forte, Levy Nazaré deputado e secretário-geral do partido anunciou na última quinta-feira no Parlamento que a ADI está totalmente disponível para colaborar com a maioria parlamentar sustentada pelo MLSTP/PSD PCD MDFM-UDD.

"O povo pediu aos sãotomenses para nos entendermos para nos sentarmos à mesa e discutirmos os assuntos de interesse nacional ... o partido, declara-se disponível para trabalhar em nome do povo de São Tomé e Príncipe e em nome do desenvolvimento procurando sempre a estabilidade e a paz social".

Nova era política no arquipélagoCom a nomeação de um novo primeiro-ministro observadores acreditam que se inicia uma nova era política no arquipélago, depois de um recente periodo muito conturbado.

Sao Tome und Principe Wahlen Jorge Bom Jesus und Arlindo Carvalho
Jorge Bom JesusFoto: DW/R. Graca

De 56 anos de idade, Jorge Bom Jesus é formado em Literatura Moderna em França, casado e pai de cinco filhos.

Na sua trajetória política, tem vários anos de experiência e foi ministro da Educação, de 2012 a 2013, depois de ocupar o cargo de diretor da Biblioteca Nacional por vários anos.

De militante de base, chegou à direção do partido MLSTP/PSD (Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe/Partido Social Democrata), em 2010, na qualidade de vice-presidente durante a liderança de Aurélio Martins.

Sete anos depois assumiu a presidência do partido, na sequência de divisões internas e denúncias de corrupção.

Primeiro-ministro do XVII Governo constitucional, Jorge Bom Jesus sai do MLSTP/PSD com o apoio da coligação PCD MDFM-UDD, e prepara-se para governar o país nos próximos quatro anos, onde tudo neste momento parece ser prioritário.


Roça Monte Café: Património histórico são-tomense

 

Saltar a secção Mais sobre este tema