1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
PolíticaTanzânia

Tanzanianos reúnem-se para último adeus a John Magufuli

Lusa | AFP | tm
20 de março de 2021

A recém-empossada Presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, liderou o cortejo de homenagem ao seu antecessor John Magufuli, que faleceu esta semana. Em luto, vários cidadãos amontoaram-se na capital do país.

https://p.dw.com/p/3qua9
Tansania | Beisetzung Präsident John Magufuli in Dar es Salaam
Foto: Emmanuel Herman/REUTERS

Nas ruas de Dar es Salaam, capital económica da Tanzânia, o clima era de luto e tristeza. Vários tanzanianos reuniram-se neste sábado (20.03) para prestar sua última homenagem ao antigo Presidente John Magufuli, que morreu na quarta-feira (17.03), aos 61 anos.

Sem adiantar números, a agência francesa de notícias AFP dá conta de pessoas amontoadas nos passeios da capital económica da Tanzânia para atirar pétalas à passagem do caixão do antigo Presidente do país, John Magufuli, que foi transportado por um veículo militar entre uma igreja e o estádio Uhuru ('independência', em swahili), onde ficará em câmara ardente. 

Cortejo

O cortejo foi liderado pela nova Presidente do país, Samia Suluhu Hassan, que era vice-presidente e tornou-se a primeira mulher a ascender ao cargo, onde, segundo a Constituição da Tanzânia, se deve manter até ao final do mandato, que termina em 2025.

Tansania | Amtseinführung Präsidentin Samia Suluhu Hassan
Samia Suluhu Hassan na cerimónia de sua posse presidencial nesta sexta-feira (19.03).Foto: AP Photo/picture alliance

Hassan, que nesta sexta-feira (19.03) tomou posse como a primeira mulher Presidente do país, liderou uma procissão governamental que passou pelo caixão, coberto com a bandeira tanzaniana, e ofereceu as suas condolências à esposa de Magufuli.

Foi Suluhu Hassan quem anunciou a morte de Magufuli na noite de quarta-feira (17.03), num discurso à nação que pôs fim a semanas de especulação sobre a ausência do chefe de Estado, reeleito em outubro e que não era visto desde final de fevereiro. 

Durante a cerimónia de sepultamento, neste sábado, muitos usavam preto, ou as cores verde e amarela, do partido no poder; mas poucos, dentro do estádio, ou entre a multidão amontoada na parte exterior, usavam máscaras faciais de proteção contra a Covid-19 - um ceticismo que o próprio antigo Presidente Magufuli tinha encarnado.

"É demasiado cedo para ir, pai. Tocaste as nossas vidas e nós ainda precisávamos de ti", disse, no local, a cidadã tanzaniana Beatrice Edward.

"Perdemos o nosso defensor", desabafou outro cidadão, Suleiman Mbonde, um comerciante.

Tansania | Beisetzung Präsident John Magufuli in Dar es Salaam
Cidadão tanzaniano lamenta a morte de John Magufuli, durante funeral, neste sábado (20.03).Foto: Emmanuel Herman/REUTERS

"Rumores"

Há semanas que circulavam rumores sobre a saúde de Magufuli, que davam conta de que teria procurado ajuda médica no estrangeiro, depois de ter sido infetado com o novo coronavírus, de acordo com a oposição no país. 

Magufuli era um dos mais proeminentes negacionistas africanos da Covid-19, tendo afirmado que a Tanzânia estava "livre" da doença, em virtude das orações dos tanzanianos. 

A Tanzânia não publica quaisquer números oficiais sobre a doença desde o final de abril de 2020, tendo deixado o número de infeções estagnado em 509, 21 das quais terminaram em mortes. 

Em junho de 2020, o chefe de Estado declarou que a pandemia tinha sido superada no país, graças à intervenção divina. Reeleito em outubro, Magufuli, apelidado de "Bulldozer", chegou ao poder em 2015, prometendo combater a corrupção. 

O seu primeiro mandato foi marcado, segundo muitas organizações de direitos humanos, por uma deriva autoritária, repetidos ataques à oposição e o recuo das liberdades fundamentais.

John Magufuli morreu na quarta-feira, aos 61 anos, vítima de uma doença cardíaca de que sofria há dez anos, informou a então vice-presidente.

Na Tanzânia, uma barbeira rompe estereótipos