1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Tendências independentistas ganham força em Angola

Nelson Sul d'Angola19 de fevereiro de 2016

Ao mesmo tempo que decorrem manifestações promovidas pelo Movimento Protectorado Lunda Tchokwe, que reclama a autonomia da região, a Frente de Libertação do Estado de Cabinda anuncia a retoma da via militar.

https://p.dw.com/p/1HyhB
Os movimentos independentistas ganham força em Angola e pedem ação rápida do Governo.Foto: DW/N. Sul D'Angola

O Movimento Protectorado Lunda Tchokwe (MPLT) promoveu, esta quarta-feira (17.02), uma manifestação na localidade diamantífera de Cafunfo, para exigir mais uma vez a autonomia das Lundas. “Ao longo de 2014 e 2015, enviamos cartas ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a dizer que iríamos começar com manifestações em toda a extensão da Lunda”, afirma José Mateus, presidente do MPLT.

Apesar das múltiplas tentativas de tentar chegar a um acordo com o Governo angolano, o MPLT não obteve qualquer resposta. “Já endereçamos mais de 20 cartas à Presidência da República e a Sua Excelência, o Presidente angolano José Eduardo dos Santos, e, até hoje, não tivemos nenhuma resposta. Até este momento, a nossa luta tem sido em encontrar uma solução interna, através de mediadores nacionais e sem envolver a comunidade internacional. É o Governo de Angola que não está a corresponder à expectativa do povo da Lunda Tchokwe”, diz José Mateus.

Em resposta à passividade do Governo angolano, o MPLT promete continuar com as manifestações ao longo dos próximos dias e noutras localidades, como Cuando-Cubango, Moxico, Lunda Sul e Lunda Norte. “Em princípio, todos os nossos secretariados regionais estão orientados para fazer manifestações de 15 em 15 dias”, diz o presidente da organização.

Angola José Mateus Zecamutchima EINSCHRÄNKUNG
José Mateus Zecamutchima pretende chegar a uma solução interna, sem intervenção da comunidade internacional.Foto: privat

FLEC anuncia retoma da "via militar" em Cabinda

Ao mesmo tempo, a Frente de Libertação do Estado de Cabinda (FLEC) anunciou a retoma da vida militar até à disponibilidade “séria e concreta” do Governo angolano para o diálogo.

Em comunicado, a direção político-militar da FLEC/FAC (Forças Armadas Cabindesas) alerta a comunidade internacional de que “Cabinda é um território em estado de guerra” e que a circulação de pessoas “é seriamente desaconselhada”.

O movimento separatista afirma que esta tomada de posição resulta de um alegado “silêncio do Governo de Angola para o estabelecimento de um diálogo alargado com todas as forças vivas cabindesas, com vista à negociação de um acordo de paz para Cabinda”.

O comunicado, assinado por Jean-Claude Nzita, porta-voz do movimento, refere ainda que “a FLEC/FAC não se responsabiliza pelas vítimas e danos colaterais resultantes do conflito em curso”.

Movimento apela a sanções internacionais contra Governo

A FLEC luta pela independência de Cabinda, província de onde provém a maior parte do petróleo angolano, e considera que o enclave é um protetorado português, tal como ficou estabelecido no Tratado de Simulambuco, assinado em 1885. Criticam, por isso, o silêncio da comunidade internacional, especialmente de países como “Portugal, França, Reino Unido e Estados Unidos da América”.

Jean-Claude Nzita
Em comunicado assinado por Jean- Claude Nziita, a FLEC anuncia a retoma da via militar, até que o Governo mostre disponibilidade para encontrar uma solução.Foto: DW/J.-C. Nzita

Na semana passada (11.02), em comunicado, o movimento independentista afirmou ter pedido ao Governo britânico para "pressionar" as autoridades angolanas sobre a situação no enclave. "A FLEC/FAC pede à Grã-Bretanha para exercer pressões junto do Governo de Angola a fim de cessar as práticas repressivas contra civis cabindeses e de não ser mais uma vítima dos milhões de dólares que Angola investe para propagar a mentira e desinformação sobre a reivindicação legítima do povo de Cabinda", pode ler-se no comunicado assinado por Nzita.

Criada em 1963, com a fusão entre o Movimento para a Libertação do Enclave de Cabinda, o Comité de Ação da União Nacional de Cabinda e a Aliança Nacional Mayombe, “a FLEC/FAC tem a missão e o dever de proteger o povo de Cabinda de todas as agressões e humilhações e punir todos os opressores internos e externos”, afirma o comunicado.

[No title]

Saltar a secção Mais sobre este tema