1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Angola tem "degradação progressiva" de direitos trabalhistas

Lusa | tms
29 de abril de 2017

Às vésperas do 1.º de maio, Central Geral de Sindicatos Independentes e Livres de Angola fala em "insegurança" no futuro dos trabalhadores do país.

https://p.dw.com/p/2c7jS
Greve de enfermeiros em Luanda (Foto de arquivo / março de 2014)Foto: DW/P. Borralha Ndomba

A Central Geral de Sindicatos Independentes e Livres de Angola (CGSILA) caracteriza a situação dos trabalhadores angolanos como sendo "bastante preocupante" e denuncia o que considera ser "insegurança no seu futuro", devido à "degradação progressiva" de direitos.  

Numa nota em alusão ao 1.º de maio, Dia Internacional do Trabalhador, divulgada esta sexta-feira (28.04), a central sindical faz uma avaliação negativa da situação dos empregados em Angola, "a julgar pela degradação progressiva das condições socioeconómicas, laborais e sindicais dos trabalhadores".

Entre as dificuldades, a central sindical enumera 11 inquietações, de que destaca o "elevado índice de desemprego entre a população economicamente ativa, o crescente número de despedimentos em consequência do encerramento de vários postos de trabalho, e a acentuada perda de do poder de compra do salário real".

Servidores públicos

A central sindical chama ainda a atenção para as dificuldades vividas pelos trabalhadores do setor público. Mais concretamente, a nota expressa preocupação com os últimos desenvolvimentos no setor da educação, "reconhecendo a legitimidade das reivindicações assumidas pelos sindicatos afetos ao setor".

"A CGSILA apresenta a sua solidariedade com os professores e trabalhadores do setor da educação, subsistema não universitário, pela coragem na luta em defesa dos seus interesses, sendo certo que os servidores de hoje caminham para a velhice e reformas, porém a educação e o ensino hão de continuar o seu rumo, desde que os homens de hoje sejam bem formados e contributivos", lê-se no comunicado.

Os professores angolanos suspenderam este sábado (29.04) a segunda fase de uma greve, que iniciou na passada terça-feira (25.04). O Sindicato Nacional dos Professores angolanos definiu um cronograma de ações com o Ministério da Educação, que deve ser cumprido até finais de junho. Caso o acordo não seja cumprido, categoria ameaça retomar a paralisação.

Segundo a central sindical, o Governo angolano precisa "manter a sensibilidade, reconhecendo no trabalhador a importância da sua existência e colaboração como um dos pilares essenciais para o desenvolvimento do país".