1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Tranças africanas voltam à moda

José Adalberto (Huambo)
21 de dezembro de 2017

Em Angola, muitas mulheres optam, cada vez mais, por fazer tranças africanas tradicionais, em vez de aplicar tissagens brasileiras ou postiços. Para várias, é uma questão de valorização da cultura nacional.

https://p.dw.com/p/2pks4
Elfenbeinküste Frau bei Friseur in Abidjan
Cabelereiras a trançar o cabelo da cliente, em Abidjan na Costa do Marfim (foto ilustrativa)Foto: Getty Images/AFP/S. Kambou

Nos salões de beleza, um pouco por toda Angola, há cada vez mais mulheres a pedir para fazer tranças tradicionais. A época festiva aproxima-se e a procura é tão grande, que os preços aumentaram. As tranças podem custar até 4.000 kwanzas (mais de 20 euros).

Angelina Isabel é uma cliente assídua de um salão de beleza improvisado no Huambo.

"Normalmente, neste mês, como tem muita aderência, elas estão a aumentar muito os preços. Pelo menos, eu vou pagar quatro mil", revela.

É caro, mas compensa, diz a cliente.

"Para mim, ser mais africana é melhor. Aconselho às mulheres, para mudar um pouco o visual, usando as nossas tranças tradicionais, o postiço de mão, tem escama também. São tranças que tornam a pessoa mais identificada", considera.

Áudio Tranças corrigido - MP3-Stereo

Grande procura

Victorina Graça trabalha há um ano como "trançadeira" e confirma que há cada vez mais mulheres a pedir para fazer tranças. Quanto aos preços, sai mais caro ao fim de semana.

"Os preços não são muito elevados, depende do tipo de tranças. Cada trança tem o seu preço. Por exemplo, as tranças de mão compridas, cobramos 3.000 kwanzas [cerca de 15 euros]. Afro, cobramos 4.000 kwanzas. Trançamos também crianças", descreve.

O negócio corre bem, de acordo com Rosalina Maurício, outra "trançadeira", que está há oito anos no ofício.

As tranças estão, de facto, na moda, segundo a profissional. E as redes sociais ajudaram.

"Muita procura, principalmente neste mês de dezembro. Acho que [as mulheres] estão a dar mais importância por causa da internet, acho eu. Há muita procura sim", afirma Rosalina Maurício.