1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Tribunal pede 12 anos de prisão para Marcos Mavungo

Nelson Sul de Angola (Cabinda)28 de agosto de 2015

Em Cabinda, Ministério Público pediu a condenação de 12 anos de prisão para o ativista Marcos Mavungo. A setença será lida no dia 16 de Setembro.

https://p.dw.com/p/1GNW6
Foto: DW/N. Sul d'Angola

No julgamento em Cabinda do ativista José Marcos Mavungo, esta sexta-feira (28.08) foi dedicada às alegações finais.

Segundo o Ministério Público representado pelo sub-procurador geral da República, António Nito, ficou provado que os panfletos que continham expressões de incentivo à violência bem como os explosivos encontrados, pertenciam ao réu Marcos Mavungo.

A defesa composta por três advogados argumentou que pelo contrário, não ficou provado que os panfletos eram da autoria do réu e que os mesmos tinham sido encontrados na rua e não na posse de Marcos Mavungo.

Um dos advogados da defesa, Luís do Nascimento, considerou a detenção de Marcos Mavungo de inconstitucional e patenteou a sua indignação face ao Ministério Público “cujo objetivo é silenciar os contestatários”.

José Marcos Mavungo, que é acusado de prática de crime de rebelião contra o Estado angolano, e incorre agora numa pena de prisão de 12 anos, foi detido no dia em que estava prevista a realização de uma manifestação contra a alegada má governação e violação dos direitos humanos no enclave. O ativista, de 52 anos é também acusado de incitar a violência.

A acusação do Ministério Público, associou o ativista à recuperação pelas autoridades na véspera da manifestação de, entre outro material, dez blocos de TNT de 200 gramas e um rolo de cordão detonante e "nove panfletos com conteúdos de incitamento à violência.